Case Betha: BI garante tomada de decisão mais assertiva na prefeitura de Criciúma

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Transformar dados em informações valiosas. Este era o principal objetivo da prefeitura de Criciúma, Santa Catarina, ao implantar, há cerca de quatro meses, a solução de BI – Business Intelligence, da Betha Sistemas. Desde então, utilizando-se da inteligência nos negócios, a Secretaria da Fazenda do município começou a cruzar informações e tê-las em mãos na hora certa, contando com artefatos que garantem uma tomada de decisão mais assertiva e ágil.

De acordo com o secretário Celito Heinzen Cardoso, é essa a grande vantagem do BI: consolidar dados tanto na parte de arrecadação, quanto nas despesas e na contabilidade, garantindo rapidez nas decisões. “Quando eu tive a oportunidade de conhecer melhor o sistema, fiquei encantado. Agora a deliberação é imediata, baseada em dados confiáveis e reais. Isso contribui com a geração de informações para o Portal da Transparência, com a entrega de dados para outras secretarias, entre outros benefícios”, pontua ele.

Voltada para gestor, a solução centraliza as informações gerenciais e estratégicas garimpadas dos sistemas estruturantes, apresentando-as de forma simplificada. Para Cardoso, a economia de tempo proporcionada pelo software é determinante para iniciar novos trabalhos, pesquisas e fazer andar a máquina pública. “Antes, se alguém viesse me perguntar quantas empresas ativas estão estabelecidas no município de Criciúma, por exemplo, eu precisaria perguntar em dois ou três setores e aguardar uma soma que, no fim, não seria totalmente confiável, já que passaria por muitas mãos. Hoje, como o sistema consolida os dados, eu tenho à disposição o número real, com informações precisas”, explana.

A analista de Suporte e Implantação da filial Criciúma da Betha, Vanessa Laís Rossi, foi a responsável pela implantação da solução no município. Ela lembra que, a partir da mudança, os gestores da prefeitura passaram a contar com novas possibilidades, utilizando as informações na elaboração de estratégias que aumentam a eficiência e a fiscalização. “Assim é possível analisar a melhor forma de aplicar os recursos públicos, monitorando as fontes e acompanhando os gastos de acordo com as metas previstas em lei”, evidencia.

Para o secretário da Fazenda de Criciúma, o BI é um grande aliado da gestão. “Eu venho da iniciativa privada, onde a inteligência nos negócios é utilizada há mais tempo, e sei o quanto este tipo de solução ajuda”, conta, ao completar: “aos demais gestores, eu diria: nunca é tarde demais para o serviço público! Tome conhecimento sobre aquilo que está disponível, procure melhorias e inovação constante. Isso fará a diferença no seu trabalho”.

O BI da Betha também:

  • Cria um ambiente eficiente de inteligência e análise de dados;
  • Facilita o acompanhamento das metas da gestão pública;
  • Integra aos sistemas Betha;
  • Cruza dados estratégicos de diversas áreas;
  • Facilita a visualização de informações relevantes;
  • Tem acesso fácil às principais informações estratégicas de cada setor;
  • É um software 100% web;
  • Possibilita o compartilhamento de gráficos com outros usuários da ferramenta na mesma entidade;
  • Utiliza a base tecnológica de ponta para montar as informações com máxima velocidade e confiabilidade.

 

Saiba mais

A solução de BI faz parte da linha “Gestão Municipal” da Betha, que facilita o acesso a informações sobre a execução orçamentária e financeira do município, possibilitando uma administração pública com transparência e confiabilidade. Para mais informações, acesse http://www.betha.com.br/segmento/gestao-municipal, e para demonstrações, entre em contato com a revenda ou filial que atende o seu município.

Tags> ,
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha Sistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *