Case Betha: solução de Custos garante tomada de decisão mais assertiva em Navegantes (SC)

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Há menos de dois meses o município de Navegantes, localizado em Santa Catarina, deu um importante passo em busca da automatização do cálculo de custos da entidade. E foi a implantação da solução de Custos, da Betha Sistemas, que marcou essa transição. Desde então, o detalhamento relacionado aos gastos, que antes era baseado apenas nas informações orçamentárias, foi expandido. “Faz pouco tempo que fizemos a mudança, mas já tivemos acesso a informações que não tínhamos antes. Assim conseguimos identificar alguns gargalos, além de poder comparar, com propriedade, os nossos gastos com os do mercado público e privado”, conta o secretário de Gestão e Controle do município, Fernando Sedrez Silva.

Neste primeiro momento, a utilização do sistema está focada na Secretaria de Educação. A ideia, de acordo com o secretário, é analisar os custos em cada escola. Para isso, vem sendo utilizada uma rigorosa gestão dos estoques, realizado o controle efetivo de alocação de profissionais nos seus efetivos locais de trabalho e calculadas as provisões da folha, possibilitando, assim, obter o custo por aluno de cada estabelecimento de ensino. “Percebemos diferenças significativas entre eles. Por que o custo mensal de um estudante em determinada instituição é quase o dobro do que frequenta outra escola, por exemplo? Antes, para fazermos um trabalho deste nível, era preciso um grande esforço e uma série de planilhas. Hoje o sistema realiza o processo de forma ágil e muito mais segura”, comenta.

Além disso, destaca o secretário, outro ponto positivo está relacionado às questões gerenciais do departamento. “Percebemos que ter o custo detalhado é essencial para uma tomada de decisão ainda mais assertiva. Agora conseguimos trabalhar utilizando os processos comuns a uma instituição privada, com recursos e dados cada vez mais assertivos”, aponta o secretário.

 

Solução analisa a eficiência do gasto público

De acordo com o especialista de Produto da Betha, Evandro Pazini Tonetto, o sistema de Custos foi desenvolvido justamente para atender as necessidades gerenciais dos clientes. “A gestão orçamentária é uma excelente ferramenta de controle de gastos, no entanto, quando o gestor precisa medir a eficiência do serviço público, é necessário conhecer, no detalhe, o custo efetivo de cada serviço oferecido ao cidadão”, explica ele, ao complementar: “e esta é a proposta da nossa solução: possibilitar tomadas de decisão eficientes, assim como maior qualidade do gasto público”.

Outra vantagem, explana o especialista, é ter à disposição o levantamento de custos atualizado sem gastar tempo dos servidores. “Com a informatização do departamento é possível ter a informação sempre disponível e periódica, obtendo uma série histórica de resultados no momento da decisão e sem a necessidade de planilhas intermináveis”, complementa.

 

Saiba mais

O sistema de Custos da Betha tem tecnologia em Nuvem e proporciona o cálculo conforme a norma contábil NBCT-SP 16.11, garantindo às entidades públicas o atendimento à legislação. Com ele, é possível levantar o valor unitário dos serviços públicos, prevendo o impacto que geram aos cofres da entidade. Para saber mais sobre a solução, acesse a página ou, ainda, entre em contato com a filial ou revenda que atende o seu município.

Tags> ,
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha Sistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *