Case Betha: Somente em 2018, mais de 50 mil CND’s foram emitidas online em Jaraguá do Sul

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Até meados de 2017, cerca de 300 pessoas passavam diariamente pelo setor de protocolos, na prefeitura de Jaraguá do Sul (SC); em sua maioria, com o objetivo de emitir uma Certidão Negativa de Débito (CND). Com a demanda, os servidores responsáveis acabavam ocupando grande parte do dia na tarefa, deixando de lado algumas atividades estratégicas e que exigiam mais tempo. O cenário mudou, no entanto, quando o município resolveu implantar as soluções Cidadão Web e Tributos, da Betha Sistemas, na repartição. Desde então, o serviço passou a ser realizado de forma online, desafogando o setor. Somente em 2018, por exemplo, mais de 52 mil Certidões Negativas foram emitidas pela Internet, possibilitando uma atenção maior ao contribuinte que realmente precisa de um atendimento presencial.

Conforme o diretor de TI de Jaraguá, Márcio Manoel da Silveira, a implantação dos sistemas seguiu a premissa adotada pela instituição no início da atual gestão, que é a de utilizar a tecnologia para melhor atender o munícipe. “A obtenção das Certidões Negativas diretamente pela internet alinha os serviços da prefeitura ao momento em que vivemos, onde a maioria das pessoas está conectada. Os órgãos públicos precisam se atualizar. O mercado exige e a Betha atendeu justamente o que necessitamos”, diz ele, ao lembrar: “estamos migrando os nossos sistemas para a nuvem e não temos dúvida de que o impacto desta mudança será extremamente positivo. Assim como o cidadão ouve uma música ou faz compras pela internet, por exemplo, a partir de agora ele também poderá interagir com o governo utilizando basicamente a mesma tecnologia”, avalia.

A emissão de CND’s de forma online é realizada por meio da solução de Tributos da Betha – que permite a gestão tributária do município, gerencia e fiscaliza questões imobiliárias e mobiliárias, integrações de geoprocessamento, entidades governamentais e judiciais. Conforme o consultor de Vendas da filial Rio do Sul da Betha Sistemas, Gean Carlos Omizzollo, desde que Jaraguá implantou os novos sistemas, o acesso do contribuinte aos serviços disponibilizados pelo município foram facilitados, a exemplo da emissão de guias de pagamentos, emissão de documentos, e solicitações, sem a necessidade de deslocamento até a prefeitura. “O Cidadão Web, por exemplo, dispensa a necessidade de ir até a prefeitura quando o cidadão precisa consultar sua situação, atualizar seu cadastro, consultar processos, contratar produtos e serviços, gerar certidão negativa, emitir alvarás, imprimir a segunda via de carnês, etc. Isso facilita a rotina das pessoas e mantém o foco dos funcionários da prefeitura em atividades mais urgentes”, explana.

Para conhecer mais sobre a linha de Tributos, acesse http://www.betha.com.br/produto/arrecadacao-e-fiscalizacao/tributos. Caso tenha interesse em demonstrações, entre em contato com a revenda ou filial que atende o seu município.

 

Sobre a Betha

A Betha Sistemas é uma empresa de base tecnológica, especialista no desenvolvimento de soluções em software para gestão pública. Atuando no mercado nacional há mais de 30 anos, tem como missão facilitar a interface entre os cidadãos e os agentes públicos, oferecendo-lhes ferramentas para realizar um trabalho pautado na integridade, na ética e na transparência. Líder nacional no segmento, desenvolve suas soluções com tecnologia em nuvem, contribuindo com o desenvolvimento dos municípios, integrando informações, oportunizando uma gestão ainda mais eficaz e aproximando-se da sociedade.

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Betha Sistemas

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