Cloud computing muda a forma de gerir o município e de interagir com a população

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Das tecnologias atualmente disponíveis no mercado, poucas são tão importantes quanto a computação em nuvem. Entender o que é cloud computing e seus benefícios é fundamental para o gestor municipal. Afinal, a migração para a nuvem pode mudar completamente a forma de gerir o município e de interagir com os cidadãos. Confira as facilidades oferecidas pela tecnologia:

Redução de custos com infraestrutura

A flexibilidade da nuvem permite que a prefeitura contrate recursos de acordo com a sua demanda, dispensando a necessidade de manter servidores, redes, softwares e profissionais qualificados para suportar a infraestrutura de TI da entidade.

Dessa forma, o investimento necessário para manter toda esta estrutura poderá ser revertido na oferta de melhores serviços ao cidadão.

 

Atualização constante

A atualização dos softwares de gestão é realizada automaticamente pela empresa fornecedora dos sistemas. O órgão público não precisará mais se preocupar em buscar atualizações e fazer a instalação.

Tudo acontece de forma transparente e novas funcionalidades e melhorias são aplicadas de forma instantânea.

 

Alta disponibilidade

Os sistemas da plataforma cloud estão publicados nos centros de serviços em nuvem de grandes players do mercado, onde existem redundância de energia, links de internet, firewalls e até climatizadores, resultando na alta taxa de disponibilidade dos sistemas.

Além disso, eles realizam backups automáticos e periódicos, replicação (espelhamento e distribuição física dos dados), entre outros recursos que tornam praticamente nulos os riscos de perda de dados e interrupção dos serviços.

 

Segurança das informações

Os centros de serviços em nuvem cumprem rigorosas normas internacionais de segurança. O acesso às instalações é controlado com portas eclusas (automáticas) blindadas e com detecção de metal, reconhecimento biométrico e câmeras de monitoramento 24 horas. Além disso, existe proteção contra incêndio, enchentes e contingência para catástrofes naturais.

Já a segurança lógica dos dados é garantida pelo uso de firewalls, antivírus profissionais e criptografia avançada. O monitoramento é realizado em regime 24×7 por equipamentos, sistemas e profissionais dedicados exclusivamente a prevenir e combater eventuais tentativas de ataque ou invasão.

Para reforçar a segurança, o acesso aos sistemas e aos dados da entidade é exclusivo aos usuários definidos previamente pelo gestor municipal e de acordo com diferentes níveis de permissão.

 

Escalabilidade dos serviços

Uma das maiores vantagens da nuvem é a escalabilidade (ou elasticidade), que permite o ajuste dos recursos de acordo com a necessidade da prefeitura.

Dessa forma, quando a entidade atingir a capacidade máxima de uso de hardware e software, basta contratar o aumento do pacote ou plano sem precisar investir em novos equipamentos, servidores e softwares.

 

Gestão integrada

Na plataforma Cloud, todas as soluções podem utilizar o mesmo banco de dados, possibilitando a interação entre os diversos órgãos da administração municipal.

Para que os dados atuais possam ser migrados para esta base única, precisarão passar por um processo de saneamento para eliminar inconsistências. Esta limpeza aumentará, inclusive, a integridade das informações que serão enviadas para o e-Social e prestações de contas para os tribunais.

 

Gestão em tempo real

Ao migrar para nuvem, o acesso às informações em tempo real amplia o poder de gestão sobre os processos e recursos disponíveis, agilizando os serviços ao cidadão e fornecendo ao gestor condições necessárias para tomar decisões mais rápidas e eficazes.

A gestão integrada e em tempo real também potencializa o uso de tecnologias como Big Data e Business Intelligence — BI.

 

Novas interações, infinitas possibilidades

A plataforma cloud abre caminho também para interação on-line com órgãos, empresas e serviços externos à administração municipal.

Como exemplo, pode-se citar a interação com cartórios por meio do ITBI Web e protesto eletrônico de títulos do IPTU. É possível, também, realizar a execução eletrônica da dívida ativa com os Tribunais de Justiça, firmar parcerias com instituições financeiras para empréstimos consignados, com operadoras de planos de saúde para convênios médicos e com empresas de geoprocessamento para atualização da planta genérica de valores, dentre outras infinitas situações.

 

Suporte simples, evolução inteligente

A plataforma cloud simplifica e agiliza o suporte. O usuário pode solicitar e receber suporte em tempo real, sem precisar sair do sistema.

Além disso, oferece recursos e ferramentas que permitem à empresa fornecedora aprender e adaptar-se ao cliente, melhorar funcionalidades e criar serviços personalizados, voltados à necessidade dos gestores públicos e usuários em geral — servidores e cidadãos.

 

Flexibilidade administrativa

A flexibilidade da plataforma cloud permite que ela se adapte às diferentes estruturas das secretarias, pastas e equipes do órgão público.

Além disso, fica mais fácil executar as mudanças administrativas propostas pelos gestores municipais, especialmente nas trocas de mandato, quando acontecem recomposições de equipes, fusões ou desmembramentos.

Outro benefício é que as equipes podem trabalhar de forma simultânea em locais distribuídos geograficamente, em ambiente compartilhado e colaborativo, sem prejuízos para a gestão e resultados.

 

Sustentabilidade

Por dispensar equipamentos e grandes estruturas de TI, além de recursos específicos como climatização de servidores e ambientes, a plataforma cloud proporciona outros benefícios como redução do consumo de energia, de espaço, de ruído, de resíduos e de poluentes.

 

Impacto social

Os equipamentos de TI que restarão após a migração para a nuvem poderão ser realocados em áreas como Educação, Saúde e Assistência Social.

Além disso, os investimentos que eram necessários para manter a estrutura de servidores, agora podem ser aplicados para atender as demandas e carências do município.

Tags>
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Franck
Consultor de Filiais - Diretoria Comercial. Graduado em Ciências da Computação. Pós-graduado em Governança de TI. Faz parte do time de especialistas Betha há 9 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *