CLOUD NO PARANÁ: Troca de tecnologia é divisor de águas na prefeitura de Mandirituba

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Servidores passaram pela transição do desktop para a Nuvem e hoje colhem os benefícios da mudança

 

“No último Bethacon o presidente da Betha falou que um dia os municípios dormiriam desktop e acordariam cloud. Com a gente foi exatamente assim. De um dia pro outro todos os sistemas e processos mudaram. E nós tivemos que nos adaptar”. É assim que o controlador interno da prefeitura de Mandirituba (PR), Michael Josiel da Cruz, define o momento vivido nesse ano no município. A implantação de aproximadamente 20 soluções em Nuvem foi um divisor de águas tanto na economicidade quanto na celeridade do trabalho realizado no órgão público.

A gestora que comprou a ideia da mudança, Ana Maria Mottin, conta que na época pensou especialmente na redução de custos quanto à aquisição e manutenção de equipamentos. “Tendo internet, os servidores poderiam acessar o sistema a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso me chamou atenção e foi um dos fatores mais importantes na tomada de decisão”, diz, ao completar: “Não temos como fugir da tecnologia, ela está chegando e precisamos nos adequar. Vejo que a gestão pública é, de certa forma, acomodada com relação a essa questão. Uma transição assim tira a segurança do servidor, por isso digo que passamos por uma mudança não apenas de sistema, mas sim de cultura”.

Ana Maria pontua, no entanto, que mesmo com o desafio apresentado pela administração, a adaptação dos servidores foi melhor do que a esperada. Em duas semanas eles já estavam acostumados às novas soluções. Isso porque, comenta, elas ficaram mais interativas, intuitivas e fáceis de utilizar. “Mesmo alguém que não tenha expertise técnica em todas as áreas, como um prefeito ou um gestor, por exemplo, consegue acessar e obter as informações que precisa de forma simples”, fala. “Acho indispensável um sistema ter boas fontes de dados e relatórios ágeis e completos para auxiliar na tomada de decisão. E isso as soluções em Nuvem nos proporcionam com eficiência”.

Assim como Ana Maria, a pregoeira e gestora do Portal da Transparência, Carla Rafaela de Lima de Bastos, destaca o quanto a mudança foi benéfica ao município. “Às vezes, para tirar um relatório mais complexo, era necessário esperar mais de uma hora. Com a solução em Nuvem, a entrega do documento ficou muito mais rápida e eficiente. Em poucos segundos já temos as informações em mãos”, pontua. “Nossos profissionais se apropriaram dos sistemas, aceitaram a mudança e hoje estão totalmente adaptados. Foi um aprendizado para todos nós”, complementa Michael.

 

No total, 20 soluções foram implantadas

Mandirituba conta, hoje, com aproximadamente 20 soluções em Nuvem, incluindo os sistemas de Contabilidade, Tributos, Transparência, Compras, Tesouraria, Patrimônio, entre outros. O consultor de vendas da filial Curitiba da Betha, Jeferson de Brito, acompanhou todo o processo de implantação e fala o quanto é gratificante ver o resultado alcançado no município.

“Oferecemos um sistema de gestão pública que auxilia na administração dos diferentes processos da entidade prefeitura, otimizando o fluxo das informações e munindo secretários, diretores e usuários com informações precisas para a tomada de decisão. Acredito que os servidores foram os grandes protagonistas desta mudança, pois estavam realmente empenhados em aprender a nova tecnologia”. De acordo com ele, cada setor teve um ganho considerável de performance. “Sabemos que um dos principais benefícios dos sistemas em Nuvem é a segurança, e nós a garantimos ao órgão público. A qualidade das nossas soluções e os usuários apontando onde precisamos melhorar nos mostram que estamos seguindo pelo caminho certo”, evidencia.

 

Saiba mais

A plataforma cloud da Betha utiliza tecnologia de ponta e possui aproximadamente 40 soluções que atendem a todas as áreas de uma administração. Pensada para oferecer mais segurança, celeridade e economia aos órgãos públicos municipais, ela está em constante aprimoramento. Para conhecer mais sobre as novidades ofertadas pela empresa, acesse www.betha.com.br ou entre em contato com a filial ou revenda que atende o seu município. 

 

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha Sistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *