Case Betha: Compras facilita processo licitatório e evita retrabalho na prefeitura de Imbituba (SC)

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Há cinco anos o município de Imbituba, em Santa Catarina, usa a solução de Compras da Betha para agilizar e planejar as atividades referentes às compras e licitações da entidade. No entanto, somente no início deste ano os profissionais passaram a utilizar todas as rotinas disponíveis no sistema. Após uma capacitação realizada pela equipe técnica da empresa aos novos servidores do município, muitas atividades que antes eram realizadas manualmente passaram a ser feitas pela própria solução, evitando um retrabalho comum no departamento.

 

Conforme a diretora de Licitações da prefeitura, Emanuele Martins Ávila, após a implantação das novas funcionalidades, as atividades realizadas no departamento foram distribuídas entre os demais setores, descentralizando as solicitações de compras e fornecimento. “Antes nós fazíamos todo o processo licitatório, e isso demandava bastante tempo, pois lançávamos item por item. Agora o processo já chega praticamente pronto aqui pra gente. Cada setor faz a sua parte, e assim conseguimos otimizar muito mais o trabalho”, avalia ela, ao lembrar que a prefeitura realiza, em média, 20 licitações ao mês.

 

Com a mudança, cada secretaria passou a ter uma pessoa responsável pelos pedidos de compra ao sistema, coisa que antes era centralizada. Além disso, a solução determinou a responsabilidade de cada setor. Em uma licitação, por exemplo, o departamento de Compras fica responsável por juntar as solicitações, realizar a cotação de preços e entregar o processo administrativo já iniciado aos responsáveis. Enquanto isso, o setor de Licitação foca em criar o edital e revisar as documentações existentes no processo para, posteriormente, realizar o certame. Por fim, quando tudo estiver pronto, o setor de Contratos formaliza o negócio.

 

De acordo com o analista de Suporte e Implantação da filial Criciúma da Betha, Lucimar Frasseto Canto, a solução garantiu agilidade aos processos que tramitam na prefeitura. “A dispensa do trabalho manual ao montar e organizar planilhas, por exemplo, foi um grande ganho dos servidores da entidade pública. Outro ponto importante é que o Compras segue perfeitamente as regras da licitação, o que garante confiabilidade e um melhor controle em todas as etapas, anulando a possibilidade de fraudes”, aponta o analista.

 

Para conhecer mais a solução e os benefícios que ela traz, acesse a página ou entre em contato com a revenda ou filial que atende o seu município.

 

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