Gestão de pessoas no setor público: 5 dicas para motivar sua equipe

gestão de pessoas no setor público
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A gestão de pessoas no setor público é extremamente importante para que todos os processos funcionem dentro do esperado. Porém, da mesma forma que pode ser um divisor de águas dentro da administração pública, este é também um grande desafio.

Vendo de fora, grande parte da insatisfação dos cidadãos está relacionada com a qualidade do relacionamento e da prestação de serviço dos servidores públicos. Porém, culpar os servidores não é a estratégia mais inteligente, já que esse tipo de situação pode ser o reflexo de situações internas — como a falta de recursos e outras ferramentas fundamentais para manter a equipe motivada.

 

Entender que a gestão de pessoas no setor público é diferente do setor privado é o primeiro passo. As motivações internas são diferentes e merecem ser tratadas com atenção para que haja um impacto positivo no desempenho do trabalho e, consequentemente, na qualidade final da prestação de serviço à população.

Veja, neste artigo, quais são os principais desafios de um gestor de pessoas no setor público e confira algumas dicas de como promover um ambiente saudável para manter sua equipe motivada e engajada com as demandas do dia a dia. Acompanhe a seguir:

Os principais desafios da gestão de pessoas no setor público

A gestão de pessoas no setor privado é um tema amplamente discutido e que tem apresentado resultados positivos para empresas que entendem as mudanças como fator de progresso para toda a corporação. 

Nesses casos, aspectos como desempenho, entrega de resultados e técnicas de desenvolvimento são pontos que já fazem parte do ambiente organizacional. Isso torna a gestão de pessoas mais fluida e flexível para adaptar a organização, a cultura organizacional e o quadro de pessoas e funções sempre que necessário.

Já no setor público, a gestão de pessoas geralmente não conta com o suporte de um profissional focado no público interno. Essa responsabilidade acaba ficando sob responsabilidade do gestor técnico, que nem sempre possui todas as ferramentas e competências para lidar com a gestão da equipe. 

 

Dessa forma, propor algum tipo de mudança na cultura organizacional, por exemplo, torna-se um grande desafio. O gestor público precisa lidar com a gestão política e a gestão de pessoas ao mesmo tempo, e muitas vezes é preciso priorizar as necessidades políticas antes das necessidades da equipe. 

O governante público tem como grande desafio lidar com as particularidades das demandas externas e internas simultaneamente, como o planejamento e execução da política pública e a gestão de pessoas propriamente dita.  

Esse tipo de situação gera uma série de impactos negativos como, por exemplo, a desmotivação do servidor público, que se sente desvalorizado. Isso é muito comum, principalmente para os servidores de carreira, que atuam no mesmo departamento há muito tempo e já presenciaram diversas trocas de gestão. 

 

O resultado disso é uma equipe com motivação enfraquecida, refletindo em outros problemas, como: 

  • baixo comprometimento; 
  • queda no desempenho; 
  • falta de engajamento; 
  • baixa autoestima, etc.

Mesmo diante de um cenário com grandes desafios, a gestão de pessoas para o setor público deve ser fortemente trabalhada para que as mudanças de fato aconteçam. 

5 dicas para uma boa gestão de pessoas no setor público

1. Descentralização do poder

Demonstrar confiança na equipe é um grande passo para colocar a motivação em pauta novamente. A descentralização do poder acontece quando o gestor fornece mais autonomia para seus liderados e torna-os corresponsáveis pelos resultados alcançados. 

2. Desenvolvimento pessoal e profissional

Promover ações e treinamentos para os servidores, a fim de que eles se desenvolvam e se sintam estimulados a buscar mais conhecimento, faz da gestão de pessoas um processo mais eficaz e produtivo. 

Isso porque o senso de evolução contribui para o engajamento da equipe a desempenhar suas funções com mais qualidade e profissionalismo.

3. Automatização de processos

A automatização pode facilitar tanto a vida dos gestores quanto dos servidores. Entre outros benefícios, a automatização:

  • promove a otimização de tempo;
  • evita erros; 
  • facilita a tomada de decisões; 
  • aumenta a produtividade com menor desgaste dos profissionais. 

Atualmente, o mercado conta com opções de sistemas de gestão pública altamente qualificados que possibilitam que essa automação seja implementada e otimize os processos internos com sucesso.

4. Comunicação interna eficiente

Se o objetivo é ter uma boa gestão de pessoas, uma comunicação interna eficiente é indispensável. Para que isso aconteça, na prática, é necessário que algumas ações se tornem parte da rotina, como:

  • promover a cultura do feedback; 
  • facilitar o contato dos servidores com os gestores; 
  • estimular a troca de experiências e conhecimento entre a equipe;
  • realizar outras iniciativas que possam fortalecer o vínculo entre todos os envolvidos.

5. Promoção à qualidade de vida e ao bem-estar

A promoção ao bem-estar dos servidores pode impactar diretamente na satisfação e motivação no trabalho. Até porque, a qualidade de vida de um profissional reflete no resultado final de suas atividades. 

Estar atento a isso e promover situações que favorecem a qualidade de vida e bem-estar, contribui para o aumento da produtividade — tornando os profissionais mais dispostos e motivados, além de melhor preparados emocionalmente para entregar grandes resultados.

 

Quer saber mais como tornar a sua gestão ainda mais eficiente e elevar a qualidade do desempenho da sua equipe? Baixe nosso ebook “Faça uma gestão pública de qualidade e inovadora” e entenda como a inovação pode fazer parte do seu dia a dia. 

 

Tags> , ,
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha
Betha Sistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *