/blog/gestores-atentos-ao-aumento-da-arrecadacao-municipal

Blog Betha

Palavra Chave
Filtrar por
Data
 
« Voltar ao blog

Gestores atentos ao aumento da arrecadação municipal



POR Gabriel Lucio Gonçalves | quinta-feira, 11 de janeiro | GESTÃO PÚBLICA

Todo ano começa com um novo planejamento financeiro, o que não é diferente para as administrações municipais. Geralmente focada em desenvolver estratégias para o aumento da arrecadação, a gestão pública precisa de grandes aliados. A Procuradoria é um exemplo: este ente que representa o município judicial ou extrajudicialmente tem entre as principais atribuições, a realização de cobrança judicial da Dívida Ativa. Ou seja, é uma grande aliada da administração pública na gestão da Dívida Ativa e como consequência, no aumento da arrecadação de impostos. Além disso, a Procuradoria garante que as atividades da prefeitura estejam sempre dentro da lei, com uma atuação transparente.


Em um município, a Dívida Ativa é composta principalmente por impostos que deixaram de ser pagos pelos cidadãos há bastante tempo. Essas dívidas são encaminhadas para a Justiça e o Procurador tem acesso a estes devedores através da Secretaria da Fazenda. Com os nomes e as dívidas em mãos, a cobrança pode ser feita de modo que os valores dos impostos arrecadados nestas ações voltem para o caixa do município.  


Auxiliar a administração pública na gestão do controle das dívidas e das cobranças é um dos principais objetivos do sistema Procuradoria. A integração com outros sistemas como o Tributos gera agilidade e segurança no ajuizamento da execução fiscal. Todas as informações das dívidas ativas existentes são compartilhadas em tempo real entre os sistemas, garantindo a confiabilidade das informações utilizadas no Procuradoria.  


O software ainda permite a integração com diversos Tribunais de Justiça do Brasil o que possibilita que todo o processo de execução fiscal pode ser realizado de maneira eletrônica gerando economia de tempo, papel e espaço físico na Procuradoria. Existem prefeituras que realizaram o ajuizamento de mais de 10.000 mil execuções fiscais eletrônicas em um único dia. 


A integração com os tribunais de justiça ainda possibilita o peticionamento intermediário eletrônico, o recebimento de intimações eletrônicas, entre outras funções essenciais ao bom andamento do controle e gestão das questões relacionadas à Dívida Ativa.


Além da transparência e da eficiência nas rotinas diárias, ter um bom sistema também auxilia muito o município, pois ajuda no controle da prescrição e, principalmente, no processo de cobrança da Dívida, independente da forma em que ela for feita. O que se reflete diretamente no retorno de valores para a Prefeitura.




Acompanhe nossas Redes Sociais
Instagram Instagram
x Normas e Procedimentos

INFORMAÇÕES

A sua inscrição estará finalizada somente após o recebimento do e-mail de confirmação, enviado pela Universidade Corporativa. A Universidade Corporativa reserva-se o direito de cancelar o treinamento se a quantidade mínima de inscrição não for atingida. Para solicitar qualquer informação sobre nossos treinamentos, acesse a página de contato ou ligue: (48) 3431-0733 Rama: 4792

FORMAS DE PAGAMENTO

Normas Financeiras:
1 a 2 inscrições por instituição: pagamento integral;
3 inscrições por instituição: 15% de desconto;
4 ou mais inscrições por instituição: 20% de desconto.

Através de Sose:
A SOSE será enviada ao participante por e-mail e deverá ser reenviada (digitalizada) assinada pelo responsável do setor junto aos dados de Empenho (se necessário), antes da realização do treinamento. O faturamento será efetuado posteriormente, em nome da instituição participante.

Através de Boleto (PF):
No caso de faturamento para pessoa física, é enviado por e-mail ao participante, o boleto para pagamento. Este deverá ser quitado antes da realização do treinamento e reenviado (digitalizado). Após o pagamento do mesmo, é enviada a nota fiscal.

Observações:
Das pessoas que se inscreverem e não comparecerem ao treinamento será cobrado uma multa de 30% do valor de cada inscrição, em fatura.
Não será reembolsado o valor pago na inscrição a clientes que não comparecerem ao treinamento sem aviso prévio.

x