O ano letivo está chegando ao fim. Você está preparado?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O ano está chegando ao fim e com ele mais um ano letivo que, certamente, foi marcado por muitos desafios. Embora restem poucos dias, ainda é possível modificar algumas rotas e encerrar 2019 com o maior número possível de metas alcançadas. Algumas dicas podem ser úteis nessa reta final:

  • Conferir o Plano de Ação: vale a pena investir algum tempo na avaliação do Plano de Ação de 2019. Do planejamento realizado no início do ano, o que foi colocado em prática? O que ainda dá tempo de realizar? E o que deverá ser encaminhado para o planejamento do ano que vem?
  • Os projetos foram efetivos? Ter o retorno das pessoas envolvidas nos projetos é fundamental para medir o sucesso deles. Professores, alunos, funcionários sempre têm informações importantes sobre a rotina escolar e que não podem ser ignoradas no momento de realizar o novo planejamento. Muitos bons projetos surgem de conversas com quem está diariamente envolvido no processo escolar.
  • Realizar o levantamento de todo material pedagógico e de expediente utilizado para entender quais foram as maiores demandas e assim, estruturar as solicitações de forma assertiva no próximo ano.
  • O Conselho de Classe é essencial para tratar assuntos didático-pedagógicos e realizar essa reunião dos professores, diretores e equipe pedagógica é essencial para discutir e avaliar as ações do ano. E, principalmente, para pensar em alternativas que garantam a maior qualidade no processo de aprendizagem dos alunos.
  • Planejar sempre: após fazer o balanço de todos os pontos positivos e negativos do ano, é hora de pensar no futuro. O que pode ser implantado no próximo ano para potencializar os resultados? Métodos, estratégias e até mesmo ferramentas que poderão auxiliar a equipe a tornar o ensino mais efetivo e os resultados mais alcançáveis.

Prestação final de contas, atualização de diários de classe e até mesmo a confraternização de encerramento do ano.  Mesmo em meio à correria típica dessa época do ano, tudo pode ser organizado e colocado em prática com sucesso para garantir que 2019 seja marcado como um ano de sucesso e para que as férias sejam curtidas de forma merecida.

Tags> ,
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha Sistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *