Tecnologia Betha simplifica ensino híbrido em Balneário Arroio do Silva

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A pandemia de Coronavírus trouxe mudanças para todas as áreas da gestão pública, e entre as mais afetadas está a educação. Em um primeiro momento, as aulas se tornaram 100% remotas e, aos poucos, elas passaram a ocorrer de forma híbrida, ou seja, parte on-line e parte presencial.

O ensino híbrido, porém, trouxe grandes desafios para os educadores, principalmente na organização das turmas, mas com a ajuda da tecnologia essa tarefa tem se tornado mais simples. Em Balneário Arroio do Silva, no Sul de Santa Catarina, os professores contam com as soluções de Educação da Betha para fazer a gestão da vida escolar de seus alunos dentro dessa nova modalidade de aulas.

“A atualização do sistema com as ferramentas de ensino híbrido está sendo muito útil para nós, porque foi uma demanda que surgiu agora e nós não sabíamos como lidar, afinal, o aluno não está em sala de aula o tempo todo e também não está somente em casa. Registrar a presença, nesse caso, seria um problema. E foi muito interessante, porque nós identificamos essa necessidade em uma sexta-feira e na segunda-feira seguinte a Betha liberou a atualização de ensino híbrido, o que já resolveu a nossa situação”, conta Gustavo Henrique Willemann Alves, coordenador de projetos do Plano de Ações Articuladas da Secretaria de Educação de Balneário Arroio do Silva.

De acordo com o gerente de desenvolvimento da Betha, Daniel Porto Camilo, conhecer a realidade da educação pública é fundamental para aprimorar as ferramentas segundo a necessidade do dia a dia. “Nós nos sentimos cada vez mais próximos dos nossos clientes e fazemos questão de saber como está o dia a dia nas escolas, então conseguimos perceber o que nosso público tem de carência e trazer para nossos sistemas soluções como essa para o ensino híbrido. Não é tarefa fácil, e também sabemos que é ainda mais difícil para o professor e gestor educacional, então, nesse momento, precisamos usar de muita empatia e adaptação rápida para apoiá-los com nossas soluções”, declara Camilo.

Sistema em nuvem facilita dia a dia

Para agilizar e modernizar as suas rotinas, Balneário Arroio do Silva agora conta com os sistemas Educação, Professores e Transporte Escolar da Betha. Todas as soluções são cloud, ou seja, estão disponíveis com acesso a qualquer dispositivo conectado à internet, sem a necessidade de baixar programas em computadores ou fazer backup manual de informações.

Além desse benefício, o coordenador de projetos da Secretaria também destaca a boa usabilidade dos sistemas. Com apenas um mês de uso no município, os professores já conseguem trabalhar com as ferramentas de forma tranquila, aproveitando a tecnologia para aprimorar ainda mais a oferta do ensino.

“A sensibilidade do sistema em tornar mais simples o uso para quem está executando as tarefas é uma coisa muito positiva. Parte do nosso corpo docente não tem tanta intimidade com tecnologia, então é mais difícil essa adaptação, porém a usabilidade tem sido muito boa e muito importante nesse momento”, afirma Alves.

“Todos estão conseguindo usar o sistema e, quando aparece alguma dúvida, eles assistem aos vídeos explicativos que estão disponíveis dentro do próprio sistema. Essa disponibilização dos vídeos, inclusive, é uma ótima ferramenta, porque torna mais prática a solução das dúvidas. Hoje nós sabemos que o sistema, com certeza, veio para ajudar todo mundo”, complementa.

Mais agilidade na gestão da educação municipal

As soluções de tecnologia desenvolvidas pela Betha têm foco na gestão completa dos processos do dia a dia da gestão pública. Na área da Educação, os sistemas facilitam a rotina dos professores, dos alunos, dos pais e também dos gestores que estão à frente do trabalho nas secretarias. Em Balneário Arroio do Silva, a tecnologia tem cumprido esse papel, trazendo para um ambiente on-line todas as informações relevantes para o bom andamento do trabalho realizado com os mais de dois mil alunos do município.

“Por mais que seja um município pequeno, comparado a outros municípios, nós trabalhamos com seis unidades e mais a Educação de Jovens e Adultos, então essa questão do sistema facilita muito esse controle de gestão, até para que nós entendamos como os professores estão trabalhando e quais são as suas dificuldades”, pontua Alves.

Assista ao depoimento do coordenador de projetos da Secretaria de Educação de Balneário Arroio do Silva, Gustavo Henrique Willemann Alves:

Quer saber mais sobre as ferramentas de ensino híbrido no sistema Educação Betha? Assista à live:

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha
A Betha Sistemas é especialista no desenvolvimento de soluções de tecnologia para a gestão pública. Conta com um portfólio de mais de 47 sistemas e seis aplicativos mobile, que tornam as atividades dos gestores e servidores públicos mais eficientes. Para oferecer ao mercado os melhores produtos, a Betha utiliza tecnologia cloud, machine learning, big data, internet das coisas, inteligência artificial e reconhecimento de voz e facial. Possui 36 anos de história, 600 colaboradores diretos, matriz em Criciúma/SC, sete filiais, 22 revendas parceiras, mais de 3 mil clientes, mais de 1,4 milhão de usuários e está presente em 22 estados brasileiros. Para saber mais, acesse a página oficial da empresa: https://www.betha.com.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *