Tecnologia não basta: para alcançar bons resultados, é necessário se atentar aos 3 P’s

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Marcus Lemonis, um dos mais bem-sucedidos empresários americanos, atribui o seu sucesso a um tripé que acredita ser essencial a qualquer tipo de negócio. São os 3 P’s: pessoas, processos e produtos. Sem um desses componentes, conta, o resultado não será tão bom quanto foi planejado. E para o gerente da Fábrica de Software da Betha Sistemas, Fábio Godoy, o conceito não poderia ser mais completo. “Uma empresa que tem bons profissionais e não tem um processo definido, ou ainda, que trabalha com alta tecnologia mas não é bem estruturada, tem grandes chances de encontrar sérias dificuldades ao longo da sua trajetória”, fala.

O conceito aplica-se também aos órgãos públicos que querem contratar qualquer tipo de serviço. Às prefeituras, câmaras ou demais entidades, a dica é que observem estes três pilares para que não “comprem gato por lebre”.

Processos

Sob esta perspectiva, aliar os três pontos é a melhor forma de entregar ao cliente aquilo que se pretende. “Aqui na Betha, por exemplo, temos mais de 300 colaboradores atuando no Desenvolvimento. O processo para desenvolver as soluções é de ponta, trabalhamos com as melhores tecnologias do mercado e com os melhores parceiros também”, comenta, ao lembrar que a empresa é bem conceituada junto ao principal provedor de Nuvem Pública do mundo, a Amazon, além de ter IBM e Oracle na lista de fornecedores. Até as pesquisas de satisfação utilizam uma metodologia internacional chamada NPS, e consultores de fora do Brasil apoiam o desenho do processo de desenvolvimento.

“Trabalhamos com ferramentas globais, que muitas organizações do ramo nem sabem que existem. É um profissionalismo muito grande, e estes diferenciais devem ser levados em conta na hora de contratar o serviço. Garantimos aos órgãos públicos um produto de excelência exatamente por ter um processo extremamente bem definido e sólido, seguido à regra pelos profissionais da empresa”, completa Godoy.

Pessoas

Na equipe, diversos profissionais com mais de 20 anos de experiência na área de gestão pública então entre os responsáveis pela criação das soluções. O grau de conhecimento entre eles, aponta, é dos maiores do segmento. “Além de profissionais com muito tempo de casa, a grande maioria dos nossos colaboradores tem no mínimo uma especialização. Aqui temos mestres, especialistas, graduados e graduandos, e também alguns professores universitários. Um time extremamente qualificado para atender à demanda”, avalia.

No entanto, não basta ter uma equipe eficaz se a empresa não tiver uma estrutura que suporte isso tudo. “Eles têm ferramentas excelentes à disposição para fazer o melhor trabalho possível. Nossa linguagem de programação, o Java, por exemplo, é considerada pelo índice TIOBE como a ‘linguagem do ano’ há mais uma década. Outras conhecidas nem chegaram ao top 20. O PHP, também usado por empresas desenvolvedoras de software, ficou somente na 9ª posição”, diz.

Produtos

Quanto aos produtos e à tecnologia empregada, os investimentos não param. Nos últimos dois anos, cerca de R$ 40 milhões foram investidos no projeto cloud da Betha, que recria todos os softwares desenvolvidos pela empresa, levando ainda mais benefícios aos clientes. As soluções já estão em fase de piloto em diferentes prefeituras do Brasil. “Os sistemas cloud terão vários diferenciais, como o acesso a dispositivos móveis, a integração com sistemas de terceiros, além de possibilitar que empresas parceiras criem seus próprios aplicativos usando o nosso ecossistema. É realmente uma grande inovação, mas também é válido lembrar que já estamos na web desde 2004, com soluções que realmente entregam aquilo que prometem. Não chegamos agora neste meio, pelo contrário, o pioneirismo aliado à nossa experiência é que vão garantir resultados cada vez melhores aos clientes”, complementa.

Godoy garante, ainda, que os produtos sempre foram – e continuam sendo – desenvolvidos com base nos outros dois pilares: processo e pessoas. “A tecnologia de ponta está sendo aplicada junto à nossa bagagem de mais de 30 anos de história e de experiência. Temos um know how altíssimo, que é um grande diferencial no mercado. Profissionais excelentes e uma Universidade Corporativa que dissemina conhecimento a todos os clientes, para que eles possam se beneficiar ao máximo das vantagens oferecidas pelas soluções. As entidades que optarem pelos nossos sistemas com certeza terão um pacote completo de qualidade, segurança e excelência”, finaliza.

 


Tags>
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha
Betha Sistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *