Tesouraria: de olho na movimentação financeira do município

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Uma boa gestão pública deve ser transparente, ter responsabilidade ao utilizar os recursos em prol do município e cumprir com as legislações existentes. De todas as áreas que a envolvem, a Tesouraria consta entre as mais complexas e mais importantes também. Isso porque centraliza todos os registros e dados fundamentais para a tomada de decisão dos gestores.

Diariamente, o Tesoureiro de um órgão público realiza o gerenciamento de entradas e saídas financeiras da entidade. Analisa todos os valores disponíveis à administração para a aquisição de novos ativos e a redução de seus passivos. Cabe a este profissional a execução desta gestão financeira e a partir dela tomar as decisões estratégicas necessárias.

Todos os procedimentos de registros devem ser executados rotineiramente: pagamentos, arrecadações, transferências, acompanhamento das aplicações financeiras (aplicação e resgate), entre outros. Diante deste cenário, a utilização de um software específico pode ser um verdadeiro divisor de águas para a administração pública. Caso ele esteja na nuvem, melhor ainda, por oferecer acesso rápido aos dados, permitindo uma visão ampla das movimentações financeiras em um ambiente único.

A tecnologia permite este monitoramento: tendo visões por período, por operação permitindo a exibição apenas de contas movimentadas no período. São exibidos para cada conta o seu saldo anterior, bem como o detalhamento de cada entrada ou saída e o seu saldo atual. Há possibilidade de visualização de totalizadores por conta ou geral, distinguindo estes valores por conta corrente ou aplicação. O Tesoureiro tem os dados exibidos em uma visão similar a do extrato bancário nos sites de internet banking.

Uma gestão pública eficiente só acontece com a agilidade e exatidão dos processos da Tesouraria. Falhas neste departamento são muito comuns, resultando em impedimentos na execução de projetos e planos que poderiam beneficiar milhares de cidadãos do município. Um problema bastante comum e grave, mas que pode ser resolvido ao automatizar as atividades rotineiras.

Tags> ,
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Elaine Zomer Zanette
Analista de requisitos na Estratégia de produtos Contábil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *