A Matriz de Saldos Contábeis (MSC) passa a valer em janeiro de 2019 para todos os municípios brasileiros e, por conta disso, uma série de alterações na rotina dos servidores precisa ser realizada. A nova forma de enviar os dados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Nacional (Siconfi) vem deixando em alerta os contadores, que buscam informações para se adequarem às exigências.
Pensando em auxiliar neste momento, a filial Rio do Sul da Betha Sistemas promoveu, na última semana, nas associações Amavi, Amarp e Amvali, workshops sobre o assunto. A ideia, comenta o gerente da filial, Valcemir Ponciano, era esclarecer as dúvidas e mostrar de que forma as soluções da empresa facilitarão neste processo. “Quanto mais informados estiverem nossos clientes, mais tranquilamente passarão por esta transição”, comenta ele.
O contador da prefeitura de Fraiburgo, Márcio Luís Machado, explana que o evento foi de grande valia, uma vez que mostrou, de forma didática, as principais mudanças que serão enfrentadas pelos municípios. “O material apresentado foi rico e bastante válido. Além disso, a interação com os servidores de outras localidades fez a diferença, porque a troca de experiências enriquece ainda mais a participação”, diz.
Assim como Márcio, o contador da prefeitura de Frei Rogério, Paulo Roberto Shinoda, também assistiu à apresentação, dessa vez na sede da Amarp. Ele ressalta que ter um bom sistema para auxiliar no processo é extremamente importante. “Assim cumprimos o que é exigido pela Portaria nº 549 do STN sem transtornos. Este tipo de encontro contribui muito com a nossa rotina, facilita o trabalho e esclarece as dúvidas que já começam a surgir. Precisamos nos adequar à mudança, porque quando nos dermos conta ela já chegou”, comenta.
A Matriz visa a coleta de dados para geração de relatórios e demonstrativos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, facilitando e profissionalizando o envio dos arquivos. “O analista de Suporte e Implantação da filial Rio do Sul, Ronan Luis Hasse, foi o responsável por repassar o conteúdo aos participantes. “Expliquei como funcionará a partir de janeiro, as regras, de que forma o nosso sistema se adequará ao envio dos arquivos para a prestação de contas. A Betha está pronta para mais este importante momento da contabilidade pública municipal, e nós não podemos deixar de preparar o profissional para que ele não sofra quaisquer tipos de prejuízos”, analisa.
Para saber mais sobre a MSC, acesse https://bit.ly/2FEIC24. Caso você tenha interesse em conhecer as soluções de Contabilidade da Betha por meio de uma solução, entre em contato com a revenda o filial que atende o seu município.
O eSocial passa a vigorar em janeiro de 2019 para os órgãos públicos municipais, mas a preparação da entidade para este importante passo deve iniciar desde já. Até lá, é necessário que os servidores analisem toda a base de dados e realiz...
A Controladoria Geral da União (CGU) divulgou, neste mês, a Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º, que monitora a transparência pública no país. Desta vez, foram avaliados os Estados da Federação e todos os municípios brasileiros que têm mais d...
INFORMAÇÕES
A sua inscrição estará finalizada somente após o recebimento do e-mail de confirmação, enviado pela Universidade Corporativa. A Universidade Corporativa reserva-se o direito de cancelar o treinamento se a quantidade mínima de inscrição não for atingida. Para solicitar qualquer informação sobre nossos treinamentos, acesse a página de contato ou ligue: (48) 3431-0733 Rama: 4792
FORMAS DE PAGAMENTO
Normas Financeiras:
1 a 2 inscrições por instituição: pagamento integral;
3 inscrições por instituição: 15% de desconto;
4 ou mais inscrições por instituição: 20% de desconto.
Através de Sose:
A SOSE será enviada ao participante por e-mail e deverá ser reenviada (digitalizada) assinada pelo responsável do setor junto aos dados de Empenho (se necessário), antes da realização do treinamento. O faturamento será efetuado posteriormente, em nome da instituição participante.
Através de Boleto (PF):
No caso de faturamento para pessoa física, é enviado por e-mail ao participante, o boleto para pagamento. Este deverá ser quitado antes da realização do treinamento e reenviado (digitalizado). Após o pagamento do mesmo, é enviada a nota fiscal.
Observações:
Das pessoas que se inscreverem e não comparecerem ao treinamento será cobrado uma multa de 30% do valor de cada inscrição, em fatura.
Não será reembolsado o valor pago na inscrição a clientes que não comparecerem ao treinamento sem aviso prévio.