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  • 07/02/2019 Inovação da serra catarinense: moradores de Otacílio Costa tiram carnê de IPTU pela Internet e servidores têm tempo otimizado


    Utilizar a tecnologia a favor do cidadão vem se tornando uma prática cada vez mais comum nos municípios brasileiros, independente se pequenos, médios ou grandes. É o caso, por exemplo, de Otacílio Costa, localizado na Serra catarinense. Desde o ano passado, os aproximadamente 16 mil habitantes da cidade podem imprimir seus carnês de IPTU e da taxa de coleta de lixo diretamente pela Internet, não precisando se deslocar até a Prefeitura para pegá-los. As opções de pagamento em cota única com desconto ou parcelamento em três vezes sem acréscimo sem mantêm, sendo realizadas diretamente no site. Além disso, o contribuinte também tem acesso aos dados cadastrais dos seus imóveis e débitos junto ao município.


    Conforme o assessor de Comunicação da prefeitura, Vinicius di Carlo, para facilitar ainda mais ao munícipe, a prefeitura realizou uma série de mutirões nos bairros da cidade. Lá foram dadas explicações sobre a mudança, expostas as vantagens e o funcionamento do sistema. “Neste ano vamos realizar a mesma ação, pois acreditamos num período de adaptação de, no mínimo, três anos”, diz, ao complementar: “e tudo isso só foi possível graças ao sistema Cidadão Web da Betha, que automatiza os procedimentos de forma on-line. Fomos um dos primeiros municípios da serra catarinense a disponibilizar tal serviço. Mesmo sendo uma cidade pequena, acreditamos que é preciso acompanhar o avanço tecnológico, facilitando a vida das pessoas com ações dessa natureza”, enfatiza ele.


    O prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier, lembra que, inicialmente, as pessoas ficaram um tanto quanto reticentes com a mudança, mas logo entenderam as suas vantagens, uma vez que a prefeitura tem menos gastos por conta da impressão e envio dos carnês, e a população ganha muito com a facilidade de acesso ao documento. “Sabemos que toda disruptura gera dúvida, mas assim que os munícipes perceberam os benefícios, passaram a apoiar a nossa decisão”, enfatiza, ao ser complementado por Vinicius: “Também agilizou para aquela parcela da população que gosta de pagar seus impostos logo no início do ano. Com isso, a prefeitura tem celeridade na arrecadação tão necessária para o desenvolvimento municipal”, enfatiza.


    O gerente da filial Criciúma, Luciano Torres, destaca o principal objetivo do sistema Cidadão Web, que é o de facilitar o acesso do contribuinte aos serviços disponibilizados pelo governo, sem a necessidade de deslocamento até o órgão público. “Otacílio Costa é um exemplo para os outros municípios do mesmo porte e mostra que, com ações diferenciadas, é possível melhorar a arrecadação e os serviços públicos, além de estreitar o relacionamento com a população. Aliar tecnologia às boas práticas de gestão traz resultados cada vez mais positivos à entidade”, enfatiza Torres.


    O Cidadão Web faz parte da linha de Atendimento da Betha. Demonstrações devem ser solicitadas à revenda ou filial que atende o seu município.



    Sobre a Betha


    A Betha Sistemas é uma empresa de base tecnológica, especialista no desenvolvimento de soluções em software para gestão pública. Atuando no mercado nacional há mais de 30 anos, tem como missão facilitar a interface entre os cidadãos e os agentes públicos, oferecendo-lhes ferramentas para realizar um trabalho pautado na integridade, na ética e na transparência. Líder nacional no segmento, desenvolve suas soluções com tecnologia em nuvem, contribuindo com o desenvolvimento dos municípios, integrando informações, oportunizando uma gestão ainda mais eficaz e aproximando-se da sociedade.


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