A Lei Complementar 157/2016, que ajustou a legislação referente ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), foi pauta de um workshop realizado nessa terça-feira, 10 de Outubro, na Betha Sistemas, em Criciúma. O objetivo, ao abordar o assunto, era de contribuir com o fisco municipal, explanando como os servidores podem fiscalizar, cruzar, apurar e conferir a escrituração dos serviços de crédito, leasing e cooperativa médica, todos previstos na nova Lei. Para falar sobre o assunto aos clientes Betha, esteve presente o professor Carlos Antônio Coelho, do Centro Americano de Administração Pública (CIAP), de Minas Gerais.
No decorrer do workshop, o palestrante deixou claro que o fato gerador do ISSQN é a prestação de serviço, e não o serviço prestado. Ainda conforme ele, a base de cálculo do Imposto sempre é o preço total do serviço realizado, a receita bruta, sem nenhum tipo de dedução. “Não é permitido executar nenhum desconto ou abatimento, a exemplo do pró-labore, partes de acionistas, e outros valores”, comenta, ao ressaltar: “outra coisa que deve ficar muito claro é que a Lei Complementar fixou uma alíquota mínima de 2%. A concessão de qualquer benefício fiscal cuja alíquota esteja abaixo deste percentual é considerada improbidade administrativa por parte do gestor responsável”, alega.
Conhecimento gratuito aos clientes Betha
Entre os participantes do workshop estavam a diretora e o fiscal de Tributos do município de Quatro Barras, no Estado do Paraná, Patrícia de Fátima Vieira e Gabriel Eduardo Martins. De acordo com eles, a prefeitura está reformulando todo o seu código tributário, e o conhecimento obtido durante o evento auxiliará neste processo. “Está sendo espetacular, muita informação útil ao nosso dia a dia. Também estamos reimplantando a solução da Betha no departamento, o que acaba transformando este encontro numa atualização importante e necessária”, enfatiza Patrícia, que é complementada por Gabriel: “Nós já tínhamos a ideia de fazer um curso sobre ISS quando surgiu a oportunidade aqui na Betha. Tenho certeza que o resultado será ótimo, pois assim conseguiremos ser mais rígidos quanto à fiscalização do ISS”, diz ele.
O auditor fiscal da prefeitura de Lages, Sílvio Duarte, também encarou centenas de quilômetros para assistir ao workshop. Conforme Sílvio, o aprimoramento é importante porque ainda existem muitas dúvidas com relação às mudanças geradas pela Lei Complementar. “A Betha trouxe um profissional que realmente entende do assunto e tem experiência na área, mostrando na prática como podemos lidar com todas essas alterações”, diz, ao complementar: “gostei muito do evento. Da estrutura oferecida, do conteúdo excelente e gratuito. É uma forma de a empresa nos auxiliar nas tarefas básicas do dia a dia”.
Ainda na oportunidade, o coordenador da estratégia de Produtos, Cleber de Melo Vieira, enfatizou a importância de ter os clientes por perto em um momento como este. “Trabalhamos muito para adequar as soluções às necessidades dos servidores. Estamos avaliando o que realmente é importante, fazendo encontros e validando a evolução do produto com os próprios usuários. Assim garantimos uma entrega cada vez melhor”, completa.
O Bethacon 16 inicia só amanhã, mas a movimentação de representantes de revendas e filiais da Betha já foi forte nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, na sede da Acic. Cerca de 50 pessoas participaram do Go Betha, evento voltado à equipe comercial qu...
Utilizar a tecnologia a favor do cidadão, oferecendo mais benefícios à população. Com este objetivo a prefeitura de São José, em Santa Catarina, passou a utilizar, no início do mês, o sistema de Protocolo Fly, da Betha Sistemas. A implantação faz ...
INFORMAÇÕES
A sua inscrição estará finalizada somente após o recebimento do e-mail de confirmação, enviado pela Universidade Corporativa. A Universidade Corporativa reserva-se o direito de cancelar o treinamento se a quantidade mínima de inscrição não for atingida. Para solicitar qualquer informação sobre nossos treinamentos, acesse a página de contato ou ligue: (48) 3431-0733 Rama: 4792
FORMAS DE PAGAMENTO
Normas Financeiras:
1 a 2 inscrições por instituição: pagamento integral;
3 inscrições por instituição: 15% de desconto;
4 ou mais inscrições por instituição: 20% de desconto.
Através de Sose:
A SOSE será enviada ao participante por e-mail e deverá ser reenviada (digitalizada) assinada pelo responsável do setor junto aos dados de Empenho (se necessário), antes da realização do treinamento. O faturamento será efetuado posteriormente, em nome da instituição participante.
Através de Boleto (PF):
No caso de faturamento para pessoa física, é enviado por e-mail ao participante, o boleto para pagamento. Este deverá ser quitado antes da realização do treinamento e reenviado (digitalizado). Após o pagamento do mesmo, é enviada a nota fiscal.
Observações:
Das pessoas que se inscreverem e não comparecerem ao treinamento será cobrado uma multa de 30% do valor de cada inscrição, em fatura.
Não será reembolsado o valor pago na inscrição a clientes que não comparecerem ao treinamento sem aviso prévio.