/noticia/pcps-e-plano-de-implantacao-solucao-de-tributos-facilita-inscricao-cancelamento-e-prescricao-de-dividas-ativas
  • Início
  • Notícias
  • PCPs e Plano de Implantação: solução de Tributos facilita inscrição, cancelamento e prescrição de Dí...

Acompanhe nossas notícias

« Voltar à listagem de notícias
  • 09/10/2020 PCPs e Plano de Implantação: solução de Tributos facilita inscrição, cancelamento e prescrição de Dívidas Ativas

    O Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP) foi instituído pela Secretaria do Tesouro Nacional em 2015 para agilizar a implementação dos procedimentos contábeis nas entidades públicas. Dividido em blocos, o Plano prevê uma série de medidas que visam contribuir com o correto seguimento das normas, para que a contabilidade pública possa, enfim, cumprir seu verdadeiro papel. 


    Entre os procedimentos adotados está o de reconhecimento, mensuração e evidenciação da dívida ativa, tributária e não-tributária, e respectivo ajuste para perdas. Para auxiliar neste processo, a solução de Tributos da Betha oferece uma rotina capaz de facilitar a baixa através da arrecadação orçamentária e das suas anulações, bem como a inscrição, o cancelamento e a prescrição das dívidas ativas automaticamente. Dessa forma, as informações homologadas são enviadas para a área de escrituração do sistema Contábil.


    O especialista de Produto da Betha, Rafael Pauli, explica como o processo funciona. De acordo com ele, a movimentação é estimulada pelo Tributos, que apura o cálculo monetário da baixa (arrecadação orçamentária) e da inscrição da dívida ativa e, por meio da conversação entre os sistemas, estimula as devidas escriturações contábeis. 


    “Antes, no processo de dívida ativa, o contador precisava gerar relatórios, fazer os lançamentos de forma manual, uma ou várias vezes durante o ano. Agora, o sistema de origem (que já tem a responsabilidade sobre a informação) faz isso automaticamente. Os dados já vão homologados”, conta Pauli, ao lembrar que ainda serão criadas, em breve, validações de encerramento de conciliações de valores do Tributos x Contabilidade, que tornarão a conferência do contador ainda mais dinâmica. “Todo o processo é No Paper, ou seja, tudo digital”, diz.


    O PIPCP passou a vigorar de fato em 2016 e estabelece prazos até 2024. No próximo material exclusivo sobre o assunto, abordaremos o reconhecimento, a mensuração e a evidenciação dos demais créditos a receber (exceto créditos tributários, previdenciários e de contribuições a receber), bem como dos respectivos encargos, multas e ajustes para perdas.


    Saiba Mais


    As soluções Contábil e Tributos da Betha utilizam tecnologia em nuvem e proporcionam uma série de vantagens aos usuários. Além da alta performance, flexibilidade e segurança, a integração entre elas é um divisor de águas no trabalho realizado em ambos os departamentos, uma vez que facilita, integra e otimiza rotinas até então realizadas de maneira manual e burocrática.


    Para saber mais sobre as soluções, entre em contato com o canal de vendas que atende o seu município ou solicite uma demonstração no www.betha.com.br. 

Compartilhe essa notícia
Notícias relacionadas
  • 31/08/2015
    Betha realiza demonstrações em filiais

    A Betha Sistemas realizou durante o mês de agosto demonstrações de seus sistemas em três de suas filiais, reunindo clientes para apresentar funcionalidades e novidades dos sistemas. Os eventos foram realizados pelas filiais Caxias do Sul (RS), Cur...

  • 17/01/2018
    Servidores de Ipê (RS) na expectativa pelo e-Nota Fly e Livro Eletrônico

    O município de Ipê, no Rio Grande do Sul, deu mais um passo rumo à informatização completa da gestão com a implantação das soluções e-Nota Fly e Livro Eletrônico, da Betha Sistemas. Fazendo uso dos novos sistemas, os servidores deverão ter o serviço ...

Acompanhe nossas Redes Sociais
Instagram Instagram
x Normas e Procedimentos

INFORMAÇÕES

A sua inscrição estará finalizada somente após o recebimento do e-mail de confirmação, enviado pela Universidade Corporativa. A Universidade Corporativa reserva-se o direito de cancelar o treinamento se a quantidade mínima de inscrição não for atingida. Para solicitar qualquer informação sobre nossos treinamentos, acesse a página de contato ou ligue: (48) 3431-0733 Rama: 4792

FORMAS DE PAGAMENTO

Normas Financeiras:
1 a 2 inscrições por instituição: pagamento integral;
3 inscrições por instituição: 15% de desconto;
4 ou mais inscrições por instituição: 20% de desconto.

Através de Sose:
A SOSE será enviada ao participante por e-mail e deverá ser reenviada (digitalizada) assinada pelo responsável do setor junto aos dados de Empenho (se necessário), antes da realização do treinamento. O faturamento será efetuado posteriormente, em nome da instituição participante.

Através de Boleto (PF):
No caso de faturamento para pessoa física, é enviado por e-mail ao participante, o boleto para pagamento. Este deverá ser quitado antes da realização do treinamento e reenviado (digitalizado). Após o pagamento do mesmo, é enviada a nota fiscal.

Observações:
Das pessoas que se inscreverem e não comparecerem ao treinamento será cobrado uma multa de 30% do valor de cada inscrição, em fatura.
Não será reembolsado o valor pago na inscrição a clientes que não comparecerem ao treinamento sem aviso prévio.

x