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  • 27/08/2014 Petrolândia (SC) comemora resultados após implantação do Cidadão Web e Fly e-Nota

    O setor de Tributos da Prefeitura de Petrolândia enfrentava uma série de dificuldades comum a outras tantas prefeituras: a falta de praticidade no processo de requisição de nota fiscal por parte dos prestadores de serviços e também o elevado fluxo de contribuintes nos guichês do setor para serem atendidos.

    Antes da implantação do Fly e-Nota da Betha Sistemas, o prestador de serviço realizava um longo percurso até conseguir validar os serviços à prefeitura. Era preciso, primeiramente, uma requisição de impressão de blocos de nota fiscal ao setor de Tributos da Prefeitura. Após a validação da prefeitura, o prestador solicitava à gráfica a confecção do bloco, o qual preenchia manualmente, e o devolvia para a prefeitura a fim de prestar contas dos serviços realizados.

    Com o sistema instalado, o primeiro benefício observado foi a diminuição do volume de documentos em papéis que tinham de ser estocados por cinco anos, agora tudo está armazenado digitalmente. “Os gastos com impressoras e papel reduziram quase pela metade após a implantação da Nota Fiscal Eletrônica”, dispara o Assessor de Planejamento e Controle Interno da Prefeitura de Petrolândia, Fabio Telles. Para o assessor, os benefícios se estendem também aos prestadores de serviços, ao passo que toda a rotina de procedimento e obtenção das notas fiscais foi acelerada. “Após a implantação do sistema de Nota Fiscal Eletrônica da Betha, o prestador de serviços apenas solicita pela internet a liberação para impressão do bloco, eliminando a quantidade de papéis que tínhamos que guardar aqui no setor e também facilitando o processo para o prestador”, explica Fabio Telles.

    Já após a chegada do Cidadão Web, serviços como solicitação de ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e outras guias, bem como, emissão de CDN (Certidão Negativa de Débitos) puderam ser requeridos pelos contribuintes via web. Segundo Fábio, a demanda de pessoas diminuiu consideravelmente nos guichês do setor e, além disso, ficou mais fácil para os servidores gerirem melhor suas principais atividades e atribuições. Fábio destaca, ainda, a comodidade e o conforto que o aplicativo dispõe ao contribuinte. “O Cidadão Web facilitou muito o trabalho na prefeitura, uma vez que diminuiu a quantidade de serviços solicitados aqui no balcão, pois as pessoas começaram a utilizar mais as funcionalidades de um sistema online, o qual não precisa nem sair de casa para ser acessado, basta ter internet”, finaliza Fábio.

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