/noticia/servidores-publicos-se-preparam-para-esocial-durante-workshops
  • Início
  • Notícias
  • Servidores públicos se preparam para eSocial durante workshops

Acompanhe nossas notícias

« Voltar à listagem de notícias
  • 27/03/2018 Servidores públicos se preparam para eSocial durante workshops

    Uma grande mudança na forma de comunicar o Governo sobre as informações dos trabalhadores entrou em vigor no início deste ano para as grandes empresas. É o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que passa a valer a partir de julho também para as demais organizações e, em janeiro de 2019, para os órgãos públicos municipais. Instituído ainda em 2014, o sistema unifica todas as informações relativas ao trabalhador, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, aviso prévio, escriturações ficais, entre outras, e promete ser responsável por uma verdadeira revolução nos departamentos de Recursos Humanos das entidades.


    E por conta disso, cerca de 75 servidores públicos de 28 municípios da região de Chapecó e Xanxerê participaram, na terça e quarta-feira, dias 20 e 21 de março, de workshops promovidos pela empresa Betha Sistemas, desenvolvedora de softwares para gestão pública. Pautados no assunto eSocial, os encontros esclareceram os questionamentos dos participantes e, o principal, apontaram o que pode ser feito desde já para que o município não tenha imprevistos ou sofra penalidades quando o sistema passar a vigorar efetivamente. O primeiro workshop ocorreu na Amosc, em Chapecó, e o segundo na Amai, em Xanxerê.


    Entre os servidores presentes estava a responsável pelo RH da prefeitura de Quilombo, Alice Niedzialkoski. Ela conta que já havia participado de alguns eventos ligados ao e-Social, mais voltados à parte teórica. "Eu sabia das mudanças na teoria, quais as consequências passíveis da obrigatoriedade nos envios de informações. No entanto, este treinamento mostrou na prática o que podemos fazer para atender o faseamento. Chegamos na prefeitura já colocando 'nosso aprendizado em ação", diz Alice.


    Assim como ela, o técnico de Tributação e responsável pela Folha do município de Santigo do Sul, Vanderli José Pedrotti, conta que eventos como estes são importantes para alinhar o trabalho em todos os departamentos, deixando-os em sintonia para que a transição ocorra da melhor maneira. “RH, Contabilidade, Jurídico e outros setores devem falar a mesma língua, para que a informação chegue correta e a tempo de ser encaminhada aos órgãos competentes. Esta capacitação veio em boa hora, porque uma mudança muito grande está prestes a acontecer e a administração precisa estar pronta para isso”, conta ele.


    A responsável pelo repasse das informações no workshop foi a analista de Suporte e Implantação da filial Chapecó da Betha, Márcia Dall Agnol. Durante o evento, ela explicou as obrigatoriedades do empregador e como se dará o faseamento do sistema. Conforme o consultor de Vendas da filial, Adriano Luiz Marcante, após a explanação sobre o tema foi apresentada a nova solução eSocial da empresa, que integra a gestão de Recursos Humanos, faz a análise e adequação da base cadastral e envia as informações para o governo. “Eles ficaram muito interessados, já que o sistema realiza todo o procedimento que a legislação exige. A mudança será grande, e quanto antes os órgãos públicos se prepararem, menores serão as chances de encontrarem alguma dificuldade no caminho”, avalia.

Compartilhe essa notícia
Notícias relacionadas
  • 10/07/2017
    Márcio Schultz é atração secreta do Disruptura 2017

    Com o auditório lotado por colaboradores e acompanhantes, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebeu no sábado, dia 8 de julho, a segunda edição do Disruptura, programa que tem o objetivo de levar conhecimento de diferentes áreas aos partici...

  • 29/08/2016
    Funcionalidades do sistema de Compras embasam treinamento na filial Palhoça

    O analista de Implantação e Suporte da filial Palhoça da Betha Sistemas, Bruno Lorenzzon, com o suporte do também analista Roberto da Silva Rêgo, foi responsável por ministrar, nessa quarta-feira, dia 24 de agosto, um treinamento sobre ...

Acompanhe nossas Redes Sociais
Instagram Instagram
x Normas e Procedimentos

INFORMAÇÕES

A sua inscrição estará finalizada somente após o recebimento do e-mail de confirmação, enviado pela Universidade Corporativa. A Universidade Corporativa reserva-se o direito de cancelar o treinamento se a quantidade mínima de inscrição não for atingida. Para solicitar qualquer informação sobre nossos treinamentos, acesse a página de contato ou ligue: (48) 3431-0733 Rama: 4792

FORMAS DE PAGAMENTO

Normas Financeiras:
1 a 2 inscrições por instituição: pagamento integral;
3 inscrições por instituição: 15% de desconto;
4 ou mais inscrições por instituição: 20% de desconto.

Através de Sose:
A SOSE será enviada ao participante por e-mail e deverá ser reenviada (digitalizada) assinada pelo responsável do setor junto aos dados de Empenho (se necessário), antes da realização do treinamento. O faturamento será efetuado posteriormente, em nome da instituição participante.

Através de Boleto (PF):
No caso de faturamento para pessoa física, é enviado por e-mail ao participante, o boleto para pagamento. Este deverá ser quitado antes da realização do treinamento e reenviado (digitalizado). Após o pagamento do mesmo, é enviada a nota fiscal.

Observações:
Das pessoas que se inscreverem e não comparecerem ao treinamento será cobrado uma multa de 30% do valor de cada inscrição, em fatura.
Não será reembolsado o valor pago na inscrição a clientes que não comparecerem ao treinamento sem aviso prévio.

x