/noticia/sistema-de-patrimonio-ja-atende-a-portaria-stn-n-548-2015
  • Início
  • Notícias
  • Sistema de Patrimônio já atende a Portaria STN n. 548/2015

Acompanhe nossas notícias

« Voltar à listagem de notícias
  • 06/02/2020 Sistema de Patrimônio já atende a Portaria STN n. 548/2015

    Se o seu município tem mais de 50 mil habitantes, é obrigatório a declaração de depreciação dos bens ao Tesouro Nacional, é o que direciona a Portaria STN n. 548/2015. “A portaria entrou em vigor em janeiro. Ela se trata dos prazos-limites para adoção de procedimentos contábeis patrimoniais aplicadas aos entes da Federação. O objetivo principal é a consolidação de contas públicas da União, Estados, Municípios, sob a mesma base conceitual”, explica o coordenador de desenvolvimento da vertical Contratos, Daniel Guessi Plácido.


    Para os clientes da Betha, as soluções de Patrimônio já estão prontas para atender a portaria 548/2015. “Os sistemas seguem as regras estabelecidas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), já integrando todas as movimentações com os sistemas contábeis. Uma boa notícia para os clientes que não realizam depreciação mensal, é que nossos sistemas disponibilizam a depreciação dos bens por período, onde é possível adequar os bens patrimoniais de acordo com a necessidade, sem passar por transtornos e nem investir muito tempo”, destaca Plácido.



    O que é a depreciação de um bem?


    É a perda de seu valor em várias formas, por exemplo, pelo seu uso. “Imagine um carro, a cada ano que passa, ele perde valor, pois já foi mais usado, ou se comprar um carro zero, ao retirar da concessionária, também existe a perda de seu valor. Esta perda é chamada de depreciação. As prefeituras utilizam o cálculo de depreciação, para ter o valor atual do bem como também sua expectativa de vida útil”, conta o coordenador. Ele também enfatiza que a conciliação patrimonial deve ser realizada pelo menos uma vez ao mês, como recomendado pelo Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais, da STN.



    Sobre a Betha


    A Betha Sistemas é líder nacional no segmento e especialista no desenvolvimento de soluções em software para gestão pública municipal. A empresa  possui cerca de 800 municípios e mais de 2800 clientes utilizando as soluções que facilitam o desenvolvimento e gestão das cidades brasileiras. Para mais informações ou solicitação de demonstração, entre em contato com nossos canais de atendimento.


Compartilhe essa notícia
Notícias relacionadas
Acompanhe nossas Redes Sociais
Instagram Instagram
x Normas e Procedimentos

INFORMAÇÕES

A sua inscrição estará finalizada somente após o recebimento do e-mail de confirmação, enviado pela Universidade Corporativa. A Universidade Corporativa reserva-se o direito de cancelar o treinamento se a quantidade mínima de inscrição não for atingida. Para solicitar qualquer informação sobre nossos treinamentos, acesse a página de contato ou ligue: (48) 3431-0733 Rama: 4792

FORMAS DE PAGAMENTO

Normas Financeiras:
1 a 2 inscrições por instituição: pagamento integral;
3 inscrições por instituição: 15% de desconto;
4 ou mais inscrições por instituição: 20% de desconto.

Através de Sose:
A SOSE será enviada ao participante por e-mail e deverá ser reenviada (digitalizada) assinada pelo responsável do setor junto aos dados de Empenho (se necessário), antes da realização do treinamento. O faturamento será efetuado posteriormente, em nome da instituição participante.

Através de Boleto (PF):
No caso de faturamento para pessoa física, é enviado por e-mail ao participante, o boleto para pagamento. Este deverá ser quitado antes da realização do treinamento e reenviado (digitalizado). Após o pagamento do mesmo, é enviada a nota fiscal.

Observações:
Das pessoas que se inscreverem e não comparecerem ao treinamento será cobrado uma multa de 30% do valor de cada inscrição, em fatura.
Não será reembolsado o valor pago na inscrição a clientes que não comparecerem ao treinamento sem aviso prévio.

x