10/04/2015

Betha inova na apuração de custos no setor público

« Voltar à listagem de notícias
  • Software pioneiro no gerenciamento de custos do setor público municipal que busca trazer precisão, praticidade e rapidez aos profissionais da contabilidade pública, o sistema de Custos da Betha Sistemas, traz inovação para apuração de custos. O sistema permite a apuração eficiente de custos para serviços públicos conforme a norma contábil NBCT-SP 16.11, exigência legal gerada pelo conjunto de normas de aplicação aos cálculos de custos, e permite ao gestor uma visão clara em relação ao custo unitário dos serviços públicos.


    Entre os principais benefícios do sistema estão à diminuição da possibilidade de erros, pois respeita as fórmulas de cálculos definidas pela entidade, flexibilidade na configuração do sistema, ajustando-se a realidade da entidade, personalização de custeios por parte do gestor, como custo hora-máquina, custo por aluno, etc., apresentação dos resultados dos cálculos de forma descomplicada, dinâmica e intuitiva, entre outros.


    O sistema de Custos transcreve automaticamente cálculos complexos em gráficos, está de acordo com as obrigações legais e contábeis do setor público, possui flexibilidade de parametrização e apresenta os resultados dos custos dentro dos prazos.


     “O principal diferencial é que os municípios não tinham uma ferramenta de software que auxiliasse a apuração de custos. Sem o software era muito mais trabalhoso, demorado e sujeito a erros”, explica o coordenador de estratégia de produtos Analytics da Betha Sistemas, Ramiro Webber Dimer. Segundo ele as planilhas feitas manualmente, bem como os cálculos, além de demorarem e se acumularem tinham um custo alto, tanto financeiro quanto de execução manual, para as entidades e o software da Betha veio resolver essa situação.  “O sistema de Custos tem uma facilidade muito maior, uma vez configurado o cálculo é feito automaticamente. O ganho de produtividade é notável comparado com os cálculos manuais e ele traz para o município a informação dentro do tempo necessário para a tomada de decisão”, explica Dimer.


    Para o gerente comercial da Betha Sistemas, Valcemir Campos, o sistema é muito promissor e já vinha sendo aguardado pelos municípios. “É o nosso produto mais recente, já está rodando piloto e sendo bem avaliado. A ideia é fazer do sistema Custos nosso grande trunfo para 2015”, explica Campos. De acordo com ele, demonstrações sobre o sistema e seus recursos já estão sendo marcadas e oportunidades já estão surgindo.


    Quem tiver interesse em mais informações sobre o sistema pode entrar em contato com a Betha pelo e-mail universidade@betha.com.br e solicitar o material sobre o seminário realizado sobre o assunto “Apuração de custos na área pública: opcional ou obrigatória”. Mais informações também estão disponíveis na página do sistemas de Custos em nosso site. 

Compartilhe essa notícia