Digitalizar processos e aproximar as relações. Esses são apenas alguns dos objetivos quando o assunto da vez é a transformação digital. Dentro do setor público, o Governo Digital é o principal braço para que essa transformação aconteça dando ainda mais força para a democracia e propondo serviços centrados no cidadão de forma integrada, inteligente, confiável, transparente e eficiente.
A implementação de soluções inovadoras para o setor tem feito da mudança uma realidade positiva na gestão pública, oferecendo mais eficiência interna e facilitando o acompanhamento dos gestores que buscam solucionar os principais problemas da população, começando de dentro da própria gestão.
O que já era uma movimentação planejada, com a chegada da pandemia, o avanço das ações do Governo Digital aceleram expressivamente, tornando a implementação tecnológica uma realidade ainda mais efetiva para a rotina dos servidores e, principalmente, para o atendimento aos cidadãos.
Neste guia, você vai entender tudo sobre Governo Digital e como essa transformação está impactando diretamente a modernização interna do setor público e tornando os processos menos burocráticos e muito mais eficientes. Acompanhe!
O que é Governo Digital?
Governo Digital é a estrutura que oferece os serviços públicos e a interação do governo com a população por meio de recursos digitais. Em outras palavras, é a substituição dos serviços e atendimentos feitos hoje pelos órgãos governamentais em formatos manuais e, muitas vezes, burocráticos, por soluções tecnológicas que facilitam os processos de informação e comunicação especializados para atender toda a demanda da gestão pública.
Com foco em tornar o atendimento ao público mais eficiente e os processos internos mais ágeis e transparentes, as iniciativas de Governo Digital contribuem também para a redução de gastos públicos e para o avanço do funcionamento interno. Além disso, com a transformação digital no primeiro setor, a promoção da democracia é potencializada, melhorando também a percepção relacionada à atuação dos serviços públicos oferecidos à população.
Porém, mesmo com todos esses benefícios e além da definição, o Governo Digital levanta outra questão: a importância de uma mudança cultural que envolve toda a esfera pública. Até porque, nessa visão, o governo assume um novo papel de integrar a sociedade na evolução do município, envolvendo também o Estado e as iniciativas privadas nesse processo de tornar o cidadão o centro das necessidades, utilizando a tecnologia como recurso primário para isso.
Esse movimento já está fazendo parte da agenda pública, tanto que uma nova lei garante que o Governo Digital se torne realidade em todo país até 2022, ampliando as possibilidades de ferramentas que tornem os processos internos mais eficientes e que facilitem o relacionamento entre os brasileiros e seus governantes.
O que diz a Lei do Governo Digital?
A Lei do Governo Digital tem como objetivo aumentar o leque de serviços digitais para facilitar as demandas dos cidadãos, proporcionando mais transparência em todas as etapas, além de reduzir custos para a gestão pública. A meta da estratégia digital do governo é digitalizar 100% dos serviços públicos federais até o final de 2022 — e, claro, é fundamental que Estados e Municípios se adequem também..
Além disso, a Lei destaca outras diretrizes que tornam o Governo Digital mais completo em diferentes momentos, por exemplo:
Segundo o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, a Lei do Governo Digital torna a modernização e a simplificação do elo entre o poder público e sociedade possível. Para ele, a legislação contribui grandemente para o desenvolvimento de um governo inteiramente digital, aberto e com ações centradas nos cidadãos.
Quais são os maiores desafios de um governo digital na prática?
Alterar todo o mecanismo de uma administração não é tarefa fácil, muito menos quando se trata da operação de uma gestão pública. Porém, os desafios são os principais balizadores da urgência dessa transformação para o Governo Digital no país.
Ao contrário do que acontece em outras situações, esse tipo de cenário reforça a importância que a digitalização tem para modernizar o setor público e, também, enfatiza o papel da tecnologia para o novo momento dos cidadãos. Veja a seguir os maiores desafios que um governo digital pode enfrentar na prática:
Adaptação a novos processos
Assim como em qualquer situação, o novo pode causar estranheza. Em uma mudança drástica de operação e cultura, não seria diferente. Com a chegada das iniciativas do Governo Digital, as mudanças internas serão necessárias para garantir um bom funcionamento para a sociedade.
Dessa forma, implementar um período de adaptação para os novos processos é fundamental, até mesmo para que os servidores ganhem mais familiaridade com as novas ferramentas e compreendam quais serão as possibilidades oferecidas por elas.
A eliminação do papel
Se o objetivo é tornar os processos mais ágeis, transparentes e eficazes, manter toda documentação arquivada fisicamente não faz parte dos planos do Governo Digital. Entretanto, eliminar o papel e tornar digitais os arquivos, prontuários, históricos e documentos no geral não é algo simples.
Para isso, o uso de ferramentas que garantem a digitalização documental sem perder a legitimidade, além de organizar cada arquivo em suas pastas para facilitar a busca de forma segura, é indispensável.
Com ações e recursos que possibilitam a eliminação do papel dentro do setor público, é possível economizar e otimizar a gestão de processos com segurança e transparência, oferecendo mais autonomia aos cidadãos que desejarem acompanhar os serviços digitalmente — tornando o atendimento ainda mais ágil.
O processo de digitalizar serviços
Entregar serviços de qualidade deve ser o objetivo de todo gestor público. Sabendo da importância de facilitar o acesso à sociedade, oferecer recursos para que todos os cidadãos possam se beneficiar do formato do Governo Digital é um desafio encontrado pelos governantes que buscam fazer essa transição de forma didática, e, ao mesmo tempo, sem interferir na qualidade dos serviços.
As ferramentas digitais utilizadas nesse processo visam não só evitar danos com a transformação digital, como aumentar a percepção de qualidade, diminuindo a burocracia e tornando o atendimento muito mais ágil e produtivo para todos os envolvidos.
Quais são os benefícios de apostar no governo digital?
Os benefícios e os desafios andam lado a lado dentro do Governo Digital. Isso porque, as situações adversas em um período de implantação podem proporcionar ganhos expressivos no decorrer do projeto.
Tornar o governo digital possível é um importante passo para garantir a maturidade da evolução pública. Até porque, com a mudança de comportamento da sociedade, que já inseriu a tecnologia ativamente em sua rotina, adiar a digitalização pode representar um grande atraso diante do avanço público mundial.
Veja a seguir os principais benefícios de apostar no governo digital:
Transparência
Com o uso da tecnologia na gestão pública, a transparência se torna um importante ganho para a população e para os governantes. Assim, a participação pública é facilitada, pois todas as informações relevantes ao trabalho realizado pelo governo ficam disponíveis com mais acessibilidade, oferecendo ao cidadão a função de fiscalizar o andamento das ações.
Gestão moderna e eficiente
Para um gestor público, que deve garantir uma visão completa de todos os setores responsáveis pelo desempenho de seu mandato, é fundamental contar com soluções que possibilitem esse acompanhamento próximo e integrado. Elas auxiliam em diversos momentos, como, por exemplo:
Satisfação da população
Com a redução da burocracia, com a agilidade no atendimento, tendo a possibilidade de acompanhar em tempo real o andamento de suas solicitações e podendo participar ativamente na atuação do governo, a satisfação da população é elevada.
A sociedade já se familiarizou com a tecnologia em praticamente todas as esferas de seu cotidiano e, quando não encontram soluções dentro do primeiro setor que acompanhem essa modernização, muitas vezes a sensação de frustração é gerada. Sendo assim, o governo digital faz parte da estratégia de tornar a população mais satisfeita e confiante diante da gestão pública.
Sustentabilidade
Menos papel, menos descarte de recursos. A principal tecnologia utilizada no Governo Digital não existe fisicamente. O armazenamento em nuvem, como é chamado, possibilita que todo histórico documental de um governo seja guardado sem a necessidade de papéis e servidores físicos.
A tecnologia permite que tudo seja armazenado de forma on-line. Ou seja, o impacto ao meio ambiente é infinitamente menor, garantindo um governo digital e, consequentemente, sustentável.
Maior produtividade
Com sistemas integrados a todos os setores da administração pública é possível criar fluxos de trabalho muito mais inteligentes e otimizados. Além de facilitar a busca interna, os servidores ganham mais agilidade para finalizar suas demandas, já que a facilidade de comunicação e o envio de arquivos é altamente superior, tornando a rotina muito mais produtiva.
Governo digital: o que já é realidade e o que é tendência?
Por mais que a realização de um Governo Digital ainda não esteja completamente estabelecida, muita coisa já é realidade na gestão pública. A tecnologia deixou de ser uma desconhecida para esse setor e já faz parte do cotidiano em muitas situações.
Sendo assim, já é possível distinguir o que é uma realidade para a transformação digital na gestão pública e o que ainda é uma tendência e que poderá guiar os próximos passos desse movimento.
Entenda, a seguir, quais ações já fazem parte do cenário público atual e o que está na mira para fazer da digitalização governamental uma completa revolução:
O que já é realidade no Governo Digital
Lei Governo Digital
Contar com uma lei que incentiva a adoção de processos digitais para oferecer serviços de melhor qualidade, mais simples e acessíveis para a população é um importante passo para tornar a transformação digital na rede pública uma realidade por completo. Sem isso, o avanço na digitalização seria mais lento e menos produtivo.
Governança sem papel
Atualmente, é possível encontrar diversos sistemas que garantem uma governança sem papel, com recursos de assinatura digital e armazenamento em nuvem, por exemplo. Com esse recurso, muitas entidades públicas já deram o primeiro passo para uma gestão digitalizada e com redução do uso de papéis.
Aplicativos para os cidadãos
Muitas prefeituras já disponibilizam aplicativos para que os cidadãos possam realizar atendimentos on-line e acompanhar o andamento da solicitação. Esse tipo de ferramenta oferece muito mais agilidade não somente para a população, mas também para os servidores, tornando o atendimento muito mais ágil e eficiente.
Pesquisas indicam que o meio mais utilizado no país para acessar a internet é o smartphone, dessa forma, naturalmente, o mobile first/government ainda vai ganhar mais força em um futuro próximo.
Sistema de gestão integrado
Os sistemas de gestão pública foram desenvolvidos exclusivamente para atender as necessidades da rotina dos servidores e, principalmente, para resultar em um serviço final de qualidade para a sociedade. Por serem focados no ambiente público, os sistemas são integrados entre si, conectando todas as áreas relacionadas, a fim de otimizar os processos e agilizar o atendimento à população.
Big data
O conceito de Big Data indica um grande volume de dados que podem ser analisados e auxiliam na tomada de decisões, acessíveis a partir do uso de ferramentas que utilizam a tecnologia.
O uso da tecnologia para realizar análises cada vez mais inteligentes já é uma realidade. Ela possibilita que, cada vez mais, as análises sejam aprofundadas e deem suporte para tomadas de decisões estratégicas em todas as esferas do poder público.
O que é tendência para o Governo Digital
Serviços públicos hiperconectados
Com a utilização de diversas tecnologias no serviço público, será possível automatizar completamente os processos de TI do governo. Dessa forma, os responsáveis pela tecnologia no setor público poderão desenvolver novos fluxos de trabalho hiperconectados do início ao fim, possibilitando que tudo seja amplamente automatizado, dispensando, quase que por completo, a intervenção humana.
Smart cities
Conhecidas como cidades inteligentes, as smart cities são ambientes que contam com a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para favorecer a população e enfatizar a eficiência urbana. Essa tendência possibilita que a otimização de recursos financeiros aconteça, além de potencializar as operações urbanas.
Outra grande vantagem das cidades inteligentes é que, a partir das tecnologias utilizadas, é possível atender também as demandas relacionadas à economia, meio ambiente e social não somente dessa geração, como também das gerações futuras.
Acompanhamento multicanal
A gestão omnichannel vai fazer parte da rotina do governo digital. O acompanhamento multicanal é uma forte tendência que se originou a partir do comportamento dos cidadãos, que aumentaram consideravelmente sua participação em assuntos do governo em diversos canais, por exemplo, sobre assuntos da pandemia, queimadas, mudanças climáticas, entre outros.
Com um acompanhamento omnichannel, será possível medir o engajamento da população e rastrear a qualidade da participação pública, sendo, também, um importante indicador para as tomadas de decisão e planejamento orçamentário.
Blockchain
Além do mercado financeiro, a tecnologia blockchain irá beneficiar diversos setores, inclusive o público. Possibilitando que a autenticação e validação de documentos seja feita de forma segura e confiável, a tecnologia poderá substituir processos morosos e burocráticos para assegurar transações on-line em diversas esferas políticas, além de auditar contas públicas e prestações de contas de maneira altamente segura.
Ferramentas e soluções que possibilitam um governo digital
Assim como você viu no decorrer desse artigo, a transformação digital já é uma realidade no poder público. Aos poucos, a cultura digital no governo tem ganhado força com a substituição de processos manuais por soluções tecnológicas que otimizam as operações internas e entregam muito mais valor para os cidadãos, aumentando a satisfação da população.
Veja, a seguir, quais soluções estão fazendo parte dessa mudança e possibilitando que as estratégias de Governo Digital ganhem forma na prática:
Software para gestão pública
Os sistemas e aplicativos focados na gestão pública possibilitam uma administração automatizada de todos os bens do município. Além disso, é possível integrar outras funcionalidades que fazem do software um ótimo aliado para a transformação digital nos órgãos públicos, como, por exemplo, no planejamento, contabilidade, arrecadação, fiscalização e recursos humanos.
Atendimento on-line à população
As ferramentas de atendimento fazem o relacionamento com o público ser mais estreito e transparente. Com elas, é possível facilitar a oferta dos serviços públicos em diferentes níveis.
Educação e gestão escolar
A transformação gerada pelo governo digital também impacta a gestão escolar. As tecnologias disponíveis atuam desde a sala de aula, no monitoramento de frequência e diário de classe digital, e também no controle de merenda, biblioteca e transporte escolar.
Saúde e assistência social
Os atendimentos de saúde devem ser vistos como prioridade. Sendo assim, investir em tecnologia e sistemas inovadores e intuitivos, que facilitem os processos relacionados à área é fundamental para manter os serviços sempre com qualidade. A tecnologia proporciona mais agilidade no tratamento da população, auxilia no acompanhamento de índices municipais e, principalmente, orienta os investimentos no que realmente é necessário.
Estar atento às mudanças sugeridas por um modelo de governo digital é fundamental para otimizar os processos internos e refletir qualidade para os cidadãos no serviço prestado e na qualidade de vida oferecida à população.
Para saber mais sobre outras tendências e inovações para a gestão pública e continuar no avanço da digitalização no primeiro setor, leia o Guia de tendências de inovação na gestão pública e entenda como a tecnologia pode fazer parte da sua gestão.