Ferramenta de pesquisa de preços traz economia para Trombudo Central

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A pesquisa de preços para licitações e compras está mais eficiente e assertiva na Prefeitura de Trombudo Central, município catarinense da região do Alto Vale do Itajaí. Processos que anteriormente levavam até horas para serem concluídos, agora são executados em poucos minutos pelos servidores do Município. Essa evolução na eficiência da atividade, com economia de tempo de trabalho, foi conquistada com o uso da ferramenta de pesquisa de preços da solução Compras Cloud da Betha, também disponível na solução Contratos Cloud.

A pesquisa de preços é uma etapa fundamental para a realização de licitações e compras pelo Poder Público, pois ela baliza os valores que o órgão deverá pagar por determinado produto ou serviço. Antes de começar a utilizar a funcionalidade do sistema Compras, os servidores do setor de Licitações da prefeitura realizavam essa pesquisa de forma mais tradicional, entrando em contato com diversos possíveis fornecedores e questionando-os sobre preços e características dos itens.

Além de demandar muito tempo para ser finalizada, pois era necessário fazer inúmeras ligações e até mesmo visitas presenciais, a pesquisa algumas vezes esbarrava em obstáculos, como a dificuldade de encontrar fornecedores ou mesmo informações corretas sobre os produtos e serviços.

A partir do início do uso da ferramenta, a pesquisa passou a ser concluída em poucos minutos e de forma precisa. Isso é possível porque o sistema utiliza tecnologia de Big Data, que permite a busca de dados no site oficial do Governo Federal, o Comprasnet, e do próprio sistema Compras da Betha, alimentado pelas milhares de informações públicas disponibilizadas por quase dois mil clientes.

“A ferramenta de pesquisa de preço é muito útil e nos ajuda de várias formas. A economia de tempo é um dos benefícios, porque nós não precisamos mais ligar para os fornecedores e justificar o motivo da ligação, o que acabava sendo uma tarefa demorada e algumas vezes estressante. O resultado da pesquisa também é mais confiável, porque a gente encontra todas as informações que precisa e de um jeito muito fácil, é bem simples de usar”, afirma a servidora do setor de Licitações da Prefeitura de Trombudo Central, Juliane Nicoladeli.

Filtros avançados otimizam a busca

Liberada em dezembro de 2020, hoje a ferramenta de pesquisa de preços já está presente na rotina dos servidores e é utilizada em todas as oportunidades possíveis. “Na minha atividade, que é a de aditivos de contratos, sempre que precisa fazer um novo aditivo, nós primeiro usamos a ferramenta para pesquisar os preços. É muito mais rápido e realmente nos ajuda”, reafirma Juliane.

Para que o resultado da busca seja o mais assertivo possível, a ferramenta conta com filtros avançados e que atendem as necessidades da rotina das licitações e compras públicas. É possível, via sistema, pesquisar por unidade de medida, descrição aproximada, origem das informações (Compras, Comprasnet ou dos dois bancos simultaneamente), região da busca e visualizar o preço médio, maior e menor de cada produto ou serviço buscado.

Atendimento à Lei de Licitações, à transparência e à economicidade

Quando reduz de forma expressiva o tempo necessário para que uma atividade seja executada, a tecnologia já se torna uma aliada no cumprimento de um dos princípios da administração pública, a eficiência. Isso porque, ao concluir a pesquisa de preços rapidamente, os servidores podem direcionar tempo e energia para as demais atividades que desempenham na entidade.

Mas além disso, a funcionalidade do sistema Compras – também disponível no sistema Contratos – ainda atende outros elementos muito importantes e que precisam ser levados em consideração no momento de uma licitação, de uma compra ou de um aditivo de contrato: o atendimento aos regramentos legais, à transparência das atividades e à economicidade.

  • Legalidade: desenvolvida de acordo com as exigências da Lei de Licitações e com respaldo de publicações dos órgãos de controle de contas, como a nota técnica do Tribunal de Contas de Santa Catarina.
  • Transparência: utiliza dados públicos, buscados em endereços confiáveis.
  • Economicidade: uma pesquisa mais completa resulta em um termo de referência mais justo, contribuindo para que o órgão público possa fazer a melhor compra gastando menos recursos.

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Foto: Estéla Becker/PMTC

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Sobre o autor
Betha
A Betha Sistemas é especialista no desenvolvimento de soluções de tecnologia para a gestão pública. Conta com um portfólio de mais de 47 sistemas e seis aplicativos mobile, que tornam as atividades dos gestores e servidores públicos mais eficientes. Para oferecer ao mercado os melhores produtos, a Betha utiliza tecnologia cloud, machine learning, big data, internet das coisas, inteligência artificial e reconhecimento de voz e facial. Possui 36 anos de história, 600 colaboradores diretos, matriz em Criciúma/SC, sete filiais, 22 revendas parceiras, mais de 3 mil clientes, mais de 1,4 milhão de usuários e está presente em 22 estados brasileiros. Para saber mais, acesse a página oficial da empresa: https://www.betha.com.br/.

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