Mais uma vez a Betha Sistemas apresenta tecnologia de ponta e, desta vez, ajuda os clientes a superarem os tradicionais problemas de planejamento do ano letivo. É comum no início de cada ano, as típicas dificuldades enfrentadas por secretários de educação, professores e pais de alunos vêm à tona. Pensando em dar adeus a essas situações, a empresa disponibiliza uma solução capaz de promover a adequada melhoria na gestão pública. O sistema Educação já se encontra no mercado em uma plataforma 100% Cloud, trazendo ainda mais vantagens aos clientes. Durante o ano de 2016, alguns municípios participaram do projeto-piloto, aprovando os benefícios a toda rede escolar.
É o caso de São Joaquim, em Santa Catarina. Durante o ano de 2016, os profissionais da educação experimentaram as funcionalidades do software, deixando o Desktop e migrando suas atividades para a Nuvem. Conforme o assistente técnico pedagógico do município, Fabiano Padilha, o sistema auxilia os profissionais com as tecnologias educacionais, proporcionando um melhor desempenho. “A migração foi excelente e garantiu boas condições para as instituições de ensino. O resultado foi muito além do planejado”, aponta ele.
Entre as dificuldades tradicionais do planejamento apontada pelo analista de negócios da empresa, Anmer Machado, está matriz curricular e o calendário escolar. “Os profissionais dependem do calendário para montar o planejamento anual e para organizar todos os eventos que a escola terá ao longo dos meses seguintes. Gerenciá-los assegurando o cumprimento das leis, dos dias letivos e das horas-aula é um grande desafio”, conta.
No entanto, com a utilização de um sistema atualizado e adaptado às necessidades, tudo se torna mais fácil. Por meio do Educação da Betha, por exemplo, após a montagem da matriz curricular, os gestores podem elaborar o calendário em poucos cliques. É o próprio software que aponta a quantidade mínima de dias letivos, fazendo o cálculo do ano e dos períodos avaliativos. “O usuário diz quando as aulas começam e terminam, e o sistema sugere o início e o fim dos períodos, facilitando a visualização das possíveis folgas ou se há necessidade de emendar feriados ou não. Tudo muito rápido e fácil, evitando um esforço desnecessário”, avalia o analista.
Para ele, a instituição só tem a ganhar com a informatização completa do sistema. “Neste ano acompanhamos o processo de adaptação em São Joaquim e vimos as funcionalidades rodando. Com essa transição e a fase de experimentos, garantimos a excelência e melhoramos muito o que é disponibilizado para o cliente”, garante Machado.
Em 2017, a fase de migração para os atuais clientes continua. Os municípios que têm interesse em fazer parte do processo devem entrar em contato com a Betha, através dos profissionais que os atendem, ou por nossos meios de comunicação.