Ano letivo: planejar é possível e necessário

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O acesso à educação é um direito garantido pela Constituição Federal e segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394/96, em seu artigo 24, inciso I, a carga horária mínima de um ano letivo deve ser de 800 horas para a educação básica (níveis fundamental e médio). Essa quantidade de horas deve ser distribuída por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

Logo, os profissionais da educação já começam o ano com um grande desafio: organizar e planejar a rotina escolar para cumprir, da melhor maneira possível, a LDB e garantir que a educação seja um direito acessível. Enquanto pais e alunos desfrutam das férias, os diretores, coordenadores e professores de escolas costumam aproveitar os primeiros dias do ano para uma verdadeira imersão a fim de organizar a rotina pedagógica e escolar da melhor maneira possível.

O planejamento então, além de contemplar a proposta pedagógica da instituição de ensino, deverá estabelecer as diretrizes básicas de ensino e a atuação na comunidade com o envolvimento dos pais, alunos, professores e líderes comunitários. Do planejamento também sairão os planos para cuidar desde a estrutura física da escola até os planos de aulas e calendários de provas, por exemplo.

 

Manutenção

A escola deve estar pronta para receber os alunos no início do ano letivo. Portanto, é importante realizar o maior número possível de manutenções durante o período de férias. Pequenos consertos, pinturas, trocas de lâmpadas ou problemas relacionados à limpeza e vazamentos, por exemplos, devem estar em dia para que o início das aulas não seja interrompido. Além de planejar estas ações, a gestão escolar deve, ao longo do ano, acompanhar a necessidade de manutenção para que os reparos não interfiram de forma negativa na rotina escolar. Até porque estas ações precisam ser passadas com antecedência para a Secretaria de Educação a fim de garantir os recursos financeiros necessários à realização das obras.

 

Calendário escolar

A grade de horários dos professores deve ser organizada com bastante antecedência para que não haja choque de horários e aconteça, por exemplo, de turmas ficarem sem professores. Além do tempo em sala de aula, os professores precisam dedicar uma atenção preciosa às tarefas extraclasse como elaboração e correção de provas, preparação de aulas, pesquisa, entre outras atividades essenciais à prática docente. Assim, a coordenação destas ações deve ser eficiente para que professores a alunos sejam beneficiados e o tempo de trabalho, otimizado.

 

Revisão do Planejamento Escolar

O Planejamento Escolar será o guia dos profissionais da educação ao longo do ano, mas isso não significa que o documento seja inalterável. Pelo contrário, ele deve ser flexível para que possa ser modificado sempre que necessário. Muitas vezes o calendário escolar precisará de mudanças e adaptações, reuniões precisarão de novas datas e eventos serão cancelados ou remarcados. Acompanhar e revisar o Planejamento Escolar é essencial para que a gestão seja realizada com sucesso.

 

Material didático

Professores bem preparados conseguirão dar aulas boas e produtivas, mas para que eles estejam preparados, precisam contar com o apoio de material didático. Artigos de papelaria, livros, revistas, cadernos, pinceis para quadro branco e vídeos, por exemplo, são materiais que devem estar disponíveis e organizados antes do início das aulas. Depois de tudo organizado é essencial que estes recursos sejam gerenciados ao longo do ano para que nada falte e prejudique o andamento das aulas.

 

Tecnologia

Garantir uma gestão escolar eficiente parece um grande desafio, mas felizmente o mercado já dispõe de tecnologia de ponta para auxiliar os profissionais da educação. Um bom software será capaz de ajudar a administrar o tempo de alunos e professores, organizar reuniões e manter o planejamento escolar em dia. Gerar o calendário letivo a partir de informações pré-cadastradas, preencher a frequência online de forma rápida e segura, compartilhar as informações que são preenchidas pelos professores com a Secretaria Escolar, e ter acesso a toda a rotina escolar do professor, tornando o tempo mais produtivo já pode ser uma realidade das instituições de ensino. Disponíveis na nuvem, as soluções digitais podem ser acessadas a qualquer momento e sempre que os profissionais tiverem necessidade, tornando-se aliadas da gestão escolar de sucesso.

Tags> , ,
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Daniel Soares Domagalski
Especialista de produtos na Estratégia de produtos Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *