Automação na saúde aumenta produtividade e reduz custos

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A tecnologia já é responsável por muitas evoluções na área da saúde pública do Brasil. Desde os processos hospitalares aos postos de saúde, muitas atividades que até um tempo atrás eram feitas somente de forma manual já são totalmente informatizadas. É o caso dos prontuários eletrônicos, processamento de exames clínicos, prescrição e entrega de medicamentos, entre outros.

A informatização da saúde pública é responsável pelo aumento da segurança e bem estar dos usuários, além de possibilitar aos gestores ter acesso fácil a números, realidades e indicadores essenciais para a tomada de decisões.
Para que a automação dos processos seja efetiva, no entanto, é necessário ter alguns cuidados. Entre eles está a importância de optar por um sistema que seja específico às necessidades do setor, para que as demandas sejam atendidas de forma produtiva e rápida. Outra questão a se observar é a automação individualizada ou setorizada que pode ser um problema ao acabar gerando duplicação de dados e perda de tempo com conversões e erros humanos na hora de transcrever a informação.

Entre as principais vantagens de informatizar a área da saúde estão:

 

Ganho de tempo:

O investimento em automação de processos faz com que os médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais da área mantenham o seu foco principal que é a atenção ao cliente da saúde, pois estes profissionais são especialistas em trabalhar com  pessoas.

Sendo assim, não existe dúvida de que a automação oferece vantagens para as operações do processo de saúde uma vez que o fornecimento imediato da informação e a possibilidade de análise de dados coletados podem ajudar na otimização dos processos desde o mais simples até o mais complexo.

 

Redução de custos:

A redução de custos com as solicitações de exames pode ser uma realidade. Com o prontuário eletrônico o médico tem acesso a todo o histórico do paciente, podendo consultar resultados de exames recentes e evitar solicitações desnecessárias de outros exames, por exemplo. O acesso ao histórico clínico do paciente auxilia o médico que pode tomar melhores decisões em relação ao tratamento, tornando-o mais efetivo e produtivo. Outro ganho é a redução dos gastos nas impressões de prontuários, laudos e imagens.

 

Outros benefícios da automação na área da saúde:

Acessibilidade
Transparência
Segurança
Mobilidade
Gestão mais produtiva

Tags> ,
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Marcio Sacco Martins
Analista de Testes na Fábrica de Software Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *