Saiba porque o Big Data vem revolucionando a forma de gestão no setor público

big data
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A tecnologia se tornou um dos recursos mais importantes dentro do setor público. Isso porque, assim como os cidadãos estão cada vez mais conectados, os processos internos necessitam de soluções integradas, ágeis e transparentes para acompanhar essa evolução.

O uso de tecnologias como o Big Data oferece à gestão maior capacidade de acessar um grande volume de dados de maneira organizada e, assim, tomar decisões mais inteligentes e estratégicas.

Se você quer entender mais sobre essa tecnologia para aplicar novas soluções no dia a dia e modernizar a administração pública, continue a leitura e entenda do que se trata o Big Data na prática e como ele pode favorecer o desempenho do trabalho público em diferentes esferas. Acompanhe!

O que é Big Data

Assim como o nome já diz, Big Data é um grande volume de dados que praticamente não podem ser analisados de forma manual ou com algum software tradicional, devido à sua complexidade de organização. 

Porém, essa enorme quantidade de dados pode ser extremamente útil para solucionar problemas que, sem essas informações, dificilmente seriam resolvidos. Ou seja, a partir de uma tecnologia própria para receber, organizar e analisar dados de grande volume e complexidade se torna possível tomar decisões de forma muito mais ágil e segura.

A base do Big Data está nos três V’s: velocidade, volume e variedade. Dessa forma fica muito mais fácil entender o conceito e relacioná-lo com a prática vivenciada em um setor público. Até porque, a todo momento, novos e variados dados são gerados e, se bem analisados, uma nova e rica fonte de informações relevantes à gestão pública pode surgir para tornar a administração muito mais eficaz.

BAIXE O INFOGRÁFICO GRATUITO: 

 OS IMPACTOS DO GOVERNO SEM PAPEL

O Big Data na gestão pública

Um dos principais objetivos de utilizar o Big Data na gestão pública é poder centralizar as energias e direcionar recursos para o que realmente importa. Com uma poderosa ferramenta em mãos, o Estado ganha a oportunidade de ter acesso a problemas públicos nunca vistos ou resolvidos anteriormente por falta de capacidade analítica.

O alto volume de dados sempre existiu no setor público, porém, dificilmente poderiam ser utilizados se não houvesse o armazenamento e processamento eficaz e inteligente que essa tecnologia pode proporcionar.

Outra forma de utilizar o Big Data na gestão pública é transformando os dados coletados em indicadores de qualidade e avaliação de política pública. Com isso, é possível ter um direcionamento muito mais eficaz sobre o andamento dos trabalhos executados na gestão tanto internamente como diretamente com a população.

O fato é que, a transformação digital no setor público é um caminho sem volta. Desenvolver ações cada vez mais integradas entre os setores se tornou uma tarefa mais viável e efetiva dentro dos governos que buscam ter a inovação como uma aliada para uma gestão pública com muito mais qualidade.

Benefícios de investir em Big Data no setor público

Ter a tecnologia como aliada na solução de problemas antigos e, principalmente para evitar novas incidências, pode ser extremamente positivo em diferentes setores públicos que dependem da análise de dados para traçar novas diretrizes de trabalho.

As soluções da linha Planejamento e Contabilidade da Betha já utilizam o Big Data para auxiliar os servidores em ações como planejar, prestar contas, controlar e contabilizar sempre baseado em dados reais.

Outro exemplo prático de como o Big Data pode ser utilizado na gestão pública é a partir das soluções da linha Gestão de Compras e Contratos também desenvolvida pela Betha. Com os sistemas dessa linha e com a inteligência do Big Data, o acompanhamento dos processos e bens patrimoniais da entidade se torna muito mais facilitado.

Veja outros benefícios do Big Data aplicado ao setor público:

  • fortalece a integração de políticas para o desenvolvimento do setor público;
  • auxilia a transformar enormes quantidades de dados em insights úteis;
  • apoia processos de tomada de decisão de alta complexidade;
  • oferece uma visão mais completa dos desafios e oportunidades para o desenvolvimento social;
  • auxilia na criação de políticas públicas mais eficientes e alinhadas com as necessidades da população.

Quer saber mais sobre como o Big Data pode proporcionar ganhos significativos para o avanço do setor público na prática? Conheça mais sobre as tecnologias Betha e como cada linha de sistema foi pensado para resolver os desafios da gestão pública utilizando a tecnologia de ponta a ponta.

Tags> , ,
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha
A Betha Sistemas é especialista no desenvolvimento de soluções de tecnologia para a gestão pública. Conta com um portfólio de mais de 47 sistemas e seis aplicativos mobile, que tornam as atividades dos gestores e servidores públicos mais eficientes. Para oferecer ao mercado os melhores produtos, a Betha utiliza tecnologia cloud, machine learning, big data, internet das coisas, inteligência artificial e reconhecimento de voz e facial. Possui 36 anos de história, 600 colaboradores diretos, matriz em Criciúma/SC, sete filiais, 22 revendas parceiras, mais de 3 mil clientes, mais de 1,4 milhão de usuários e está presente em 22 estados brasileiros. Para saber mais, acesse a página oficial da empresa: https://www.betha.com.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *