Era 2007 quando a coordenadora de Arrecadação da prefeitura de Fazenda Rio Grande, no Paraná, Tatiane Berdusco, chegava ao departamento. Na época, apenas dois computadores eram responsáveis por fazer todo o trabalho de atendimento ao cidadão, e para utilizá-los, seis servidores realizavam um revezamento interno. Eram poucas pessoas, e ainda menos máquinas, que tinham como principal atividade do dia o parcelamento do IPTU. A prefeitura havia trocado recentemente os sistemas de gestão e implantado os softwares oferecidos pela Betha Sistemas. “Eu peguei bem este período de transição. Houve muita resistência por parte de alguns servidores, mas aos poucos eles foram acostumando. Naquela época as Certidões Negativas ainda eram feitas no Word, muita coisa era manual”, lembra Tatiane.
Desde então as mudanças foram significativas no local. Os profissionais deixaram de dedicar praticamente o dia todo à cobrança do IPTU e também passaram a oferecer serviços relacionados ao ITBI, alvarás, e outros. Em menos de uma década, o número de atendimentos no balcão aumentou 70%, o que fez crescer, consequentemente, a arrecadação do município. “Também tivemos que contratar mais servidores, e hoje temos 14 pessoas para atender essa demanda. Diferente daquela época, atualmente cada um possui o seu computador”, fala, aos risos.
Entre tantos benefícios conquistados após a implantação e atualização do sistema de Tributos, Tatiane exalta o número de ITBI. Em 2007, foram gerados 1,5 mil, em 2015 este número subiu para mais de 5,4 mil. Já o IPTU, que antes arrecadava R$ 1,6 milhão, ultrapassou os R$ 7 milhões em 2015. Atualmente Fazenda Rio Grande conta com cerca de 50 mil imóveis cadastrados em sua base. “Mesmo os contribuintes tendo acesso às facilidades do software pela Internet, o número de atendimentos aumentou consideravelmente. Isso mostra o quanto o sistema nos trouxe benefícios, fazendo crescer a quantidade de serviços oferecidos à população”, completa a coordenadora.
A prefeitura de Fazenda Rio Grande é cliente da Betha desde 2004, quando o primeiro produto foi implantado na repartição. Hoje, os servidores utilizam 21 sistemas diferenciados. O objetivo , explana o consultor de Negócios da filial Curitiba, Jeferson de Brito, sempre foi o de aperfeiçoar o fluxo e a qualidade das informações dentro da Prefeitura, melhorando o processo de tomada de decisão e eliminando a redundância de atividades. “O sistema de Tributos no departamento de Arrecadação vem garantindo que as políticas e as demandas internas da prefeitura sejam colocadas em prática, servindo muito mais que um simples mecanismo digital de automação. Com ele foi possível realizar um diagnóstico das principais necessidades do município, para assim implantar uma metodologia específica e, por fim, acompanhar o crescimento desejado da comunidade”, conclui.



