O problema das filas para matrícula escolar

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O período de matrículas escolares configura um dos grandes desafios da gestão escolar, em especial na educação pública. Ocorrendo no final ou no início do ano letivo, elas demandam, de um lado, grande capacidade de organização dos profissionais da Educação, e do outro, paciência e persistência por parte dos pais e responsáveis.

A imprensa noticia longas filas de pais e responsáveis, que passam horas, muitas vezes dias, tentando garantir uma vaga para seus filhos nas instituições de ensino. Essa circunstância gera diversos contratempos aos pais, que às vezes precisam faltar em seus trabalhos, ou realizar revezamentos entre a família para manter seus lugares nas filas. O questionamento que fica é: em tempos de tecnologia avançada, tal situação é necessária? Não é possível oferecer um serviço de melhor qualidade para a população?

O que a legislação determina?

A Constituição Federal institui que a Educação é um direito de todos, e um dever do Estado e da família. A Lei de Diretrizes e Bases estabelece que é dever do Estado garantir a educação básica, obrigatória e gratuita, para as crianças e jovens entre quatro e dezessete anos, nos níveis pré-escolar, fundamental e médio. Já os pais e responsáveis devem cumprir o dever de matricular as crianças na educação básica a partir dos quatro anos.

Qual a causa das filas para realização da matrícula escolar?

O problema que resulta nas filas para matrícula é de gestão. Os estabelecimentos de ensino não conseguem mensurar a demanda com antecedência. Ao mesmo tempo, os pais e responsáveis não conseguem ter acesso às vagas ofertadas para que possam organizar-se e pesar suas opções, por isso acabam formando filas nas escolas mais próximas de suas casas ou trabalhos.

Como a tecnologia pode auxiliar nessa situação?

A Betha Sistemas conta em seu portfólio com a solução Educação para a gestão dos processos escolares. E possibilita, de forma totalmente online, o gerenciamento das vagas ofertadas, bem como a pré-matrícula pela internet.

Em novembro de 2017, o município de São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina, realizou o processo de gestão de matrícula por meio do software Educação, da Betha. Para os pais que tivessem dúvidas ou que não possuíssem acesso à internet, foi disponibilizado apoio na Biblioteca Municipal e na sede da Secretaria de Educação do município. Foi a primeira vez que o gerenciamento se deu de forma informatizada, e foi um sucesso, recebendo parabenizações por parte dos pais.

Para entender melhor como o software Educação da Betha pode auxiliar na gestão das matrículas escolares no município onde você atua,  faça o download do nosso e-book gratuito!


Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha Sistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *