O termo “Compliance” surgiu há quase 50 anos, quando da criação do Banco Central dos Estados Unidos, como uma forma de regular a crise financeira de 1929. De lá para cá, devido às preocupações excessivas com o mercado financeiro e com o cumprimento das normas legais, o Compliance é uma realidade cada vez mais presente nas Empresas.
Originado da expressão inglesa “to comply with”, significa “estar em conformidade com”. A sua concepção está ligada à forma e postura da Empresa, na sua maneira de ser e agir. Visa garantir que as atividades estejam de acordo com as regras e os procedimentos eleitos.
Sua principal importância para as Empresas é servir de referência de orientação da conduta dos colaboradores, considerando serem eles os responsáveis pela execução das atividades junto aos clientes e fornecedores, bem como demonstrar ao mercado como a Empresa quer ser reconhecida na sociedade.
Sob o ponto de vista de controle e riscos, quando identificada uma situação de irregularidade e/ou descumprimento de norma legal ou políticas internas, o mecanismo de Compliance deve assegurar o tratamento adequado da situação, sendo capaz de detectar, mitigar, prevenir e punir responsáveis.
A adequação ao Compliance é uma responsabilidade de cada um de nós!
A Betha, alinhando as suas ações aos seus propósitos, possui uma área exclusiva em nosso website, em que estão disponíveis as informações e documentos relacionados a Integridade e Conformidade. Acesse e confira!