O Pix, meio de pagamentos que mais cresce na preferência dos brasileiros, já pode ser utilizado para o pagamento de tributos em Lindóia do Sul, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A novidade é possível porque a Prefeitura habilitou a modalidade no sistema Tributos Cloud da Betha. Como resultado, agora o cidadão conta com a facilidade de quitar seus débitos municipais em poucos segundos, utilizando apenas o celular.
“Com certeza é uma novidade que traz modernidade e que facilita demais a vida do cidadão. O Pix é cada vez mais utilizado pelas pessoas e é importante que o Município também ofereça essa opção de pagamento”, comenta a secretária de Administração e Finanças de Lindóia do Sul, Geneci Dellay.
Leitura por QR Code
Pagar uma guia de tributos via Pix é muito simples. No momento em que faz a emissão da guia de pagamentos, o sistema Tributos Cloud já gera o QR Code no próprio documento. Basta que o cidadão abra o aplicativo do seu banco, acesse a opção Pix, escolha pagar com QR Code, aponte a câmera do celular para o código e finalize o pagamento. Todo esse processo leva poucos instantes para ser concluído.
“O cidadão pode fazer o pagamento de qualquer banco em que ele tenha conta e utilize o Pix. Ou seja, não tem necessidade de ser no banco que tem o convênio com a Prefeitura. Isso facilita demais a vida das pessoas e elimina a necessidade de o contribuinte precisar ir até uma agência bancária fazer o pagamento de uma guia de impostos”, afirma o encarregado pela Tesouraria do Município, Diego Frare.
Cidadão resolve tudo do conforto de casa
Hoje, o morador de Lindóia de Sul não precisa mais se deslocar até a Prefeitura para emitir ou para pagar um tributo municipal. Todo o processo pode ser resolvido de um dispositivo conectado à internet. A emissão das guias de pagamento está disponível pela solução Cidadão Web, que coloca à disposição da população uma série de serviços públicos. Já para quitar o débito, basta que ele escolha a forma de pagamento que deseja utilizar e concluir o procedimento. Os métodos tradicionais, como o código de barras, também seguem disponíveis.
Pix é inovação com segurança
O Pix é uma modalidade que agrega aos demais meios de pagamento tradicionais que hoje existem no mercado e começou a ser operado em novembro do último ano. Desenvolvida e regulada pelo Banco Central, a modalidade instantânea de pagamento trouxe segurança e inovação, pois oferece a transferência de valores entre contas em poucos segundos, diferentemente das modalidades DOC e TED, que necessitavam de horas e até mesmo dias para serem concluídas.
A facilidade, a rapidez e a segurança nas transações fez o Pix se tornar rapidamente o preferido dos usuários do sistema bancário. Prova disso é que em poucos meses a modalidade instantânea de pagamento já superou as operações de TED, DOC, cheque e boleto bancário em número de transações realizadas.
Atenta à movimentação de mercado nesse sentido e focada em ser a plataforma que conecta as pessoas com o serviço público, no mês de abril a Betha disponibilizou aos seus clientes a possibilidade de incluir o pagamento de tributos via Pix.
Você também deseja modernizar o setor de Tributos do seu município e implantar o pagamento via Pix? Acesse a página e veja como.