Municípios com foco em agronegócio precisam pensar em ações eficientes para fomentar a agricultura familiar. Somente assim é possível movimentar a economia local, agregar valor à renda dos pequenos produtores e incentivar as famílias a permanecerem no campo, mesmo diante de tantas dificuldades inerentes ao setor. Um olhar diferenciado da administração municipal a esta necessidade pode fazer toda diferença e foi o que ocorreu com o município de Campos Novos, localizado no planalto catarinense. O projeto piloto “Trailers da Agricultura Familiar” iniciou em 2017, mas ganhou força este ano e tem sido fonte de inspiração para muitos municípios. Idealizado e executado pela Prefeitura de Campos Novos, através do prefeito Silvio Alexandre Zancanaro e da Secretaria de Agricultura, a ideia consiste em facilitar o acesso da população aos alimentos orgânicos cultivados pelos produtores locais.
Com recursos próprios a administração investiu na compra de sete trailers equipados com pias, geladeiras, freezers e água potável, além de bancadas para exposição dos produtos. Estes trailers podem ser alugados e ficam a disposição dos agricultores para uma espécie de feira itinerante que passará pelos bairros levando alimentos coloniais e produtos artesanais para que sejam comercializados. De um espaço limitado, os agricultores ganharam apoio e liberdade para explorar a cidade toda levando sua produção orgânica. Alimentos saudáveis na mesa dos moradores da cidade e a economia girando de forma saudável e lucrativa para os envolvidos.
O prefeito Zancanaro relembra que a ideia de montar as feiras itinerantes nasceu em 2017, após uma viagem a Brasília. “Na nossa gestão sempre nos preocupamos em deixar a agricultura familiar mais presente e aproximar esse pequeno agricultor da cidade, possibilitando a comercialização dos produtos”.
Pensar em soluções criativas pra fomentar a agricultura familiar e não medir esforços para coloca-las em prática é um grande passo a ser tomado, mas a exemplo de Campos Novos, também é necessário pensar em executar projetos sempre de maneira correta perante a lei. Buscar apoio na legislação é fundamental para garantir a integridade dos projetos e fazer com que eles tenham continuidade e tragam benefícios a toda população. “É um projeto complexo que envolve a Vigilância Sanitária, CDL, Secretaria de Agricultura. Houve treinamento para aprender a preparar os alimentos, atender os clientes e também sobre as obrigações sanitárias. Adaptamos, montamos decreto, regimento, regulamento, tudo isso bem desenhado para que o pequeno produtor tenha as condições, mas mantenha as obrigações perante o projeto”, ressalta o prefeito.
Para fazer parte do projeto é preciso cumprir alguns critérios. O produtor precisa ser domiciliado na cidade de Campos Novos; ter um cadastro prévio na Secretaria de Agricultura; Cadastro de Pequeno produtor e colaborar com uma taxa mínima para contribuir com um fundo da Agricultura a fim de ter novos investimentos para ampliar ainda mais o projeto.



