Nota Fiscal de Serviços Eletrônica: amiga da arrecadação e inimiga da sonegação

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Com o objetivo de implantar um modelo de documento eletrônico em substituição ao de papel, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) estabeleceu um novo nível de relacionamento entre o Fisco e os contribuintes, trazendo reflexos positivos para toda a sociedade e, em especial, às prefeituras que utilizam a ferramenta. Auxiliando o trabalho no órgão público, A NFS-e simplifica as obrigações acessórias da população e permite o acompanhamento em tempo real das operações comerciais.

No entanto, para que todos os benefícios sejam utilizados de forma plena, é necessário informatizar o departamento de Arrecadação municipal. O coordenador de Estratégia de Produtos da Betha, Cleber de Melo Vieira, comenta que a tecnologia, quando aliada à rotina do setor, elimina o trabalho braçal do servidor, fazendo com que ele tenha mais tempo para trabalhar na estratégia da administração. “Com as informações que a NFS-e proporciona, o gestor consegue identificar quais segmentos estão carentes no município, podendo investir e fomentar a arrecadação de impostos. Essa é uma visão importante, mas que muitos não conseguem mudar por estarem sempre no operacional”, comenta Vieira.

 

Além deste benefício, é possível, por meio da automatização da Nota, diminuir a sonegação e o aumento da arrecadação, reduzir os custos de impressão e de papel utilizado, padronizar os relacionamentos eletrônicos entre empresas, entre outras vantagens. “Se a prefeitura não contar com um sistema que atenda às suas necessidades, ela tem dificuldade em conseguir informações como o valor de ISS, número de notas emitidas, quais as atividades possuem mais ou menos notas geradas”, evidencia.

 

A fiscalização das informações também é dificultada na falta de um software especializado, comenta Vieira. “Por meio do sistema os gestores têm todos os dados necessários em mãos. Sem ele, a prefeitura precisa que os prestadores de serviço levem os blocos de nota para fazer a apuração”, emenda Cleber. Apuração, essa, que pode resultar em notificações, multas, geração de lançamentos complementares, etc. “Este tipo de situação é resolvida de forma automática por uma boa ferramenta de gestão. Ela entrega as informações limpas para o gestor, e assim ele pode tomar as decisões certas”, comenta.

 

 

Sistema e-Nota Fly garante confiabilidade nas informações

 

 

Para dar agilidade à emissão das NFS-e, a Betha disponibiliza aos gestores públicos municipais o e-Nota Fly, sistema que tem o objetivo de proporcionar e facilitar a emissão das notas ao contribuinte, além de controlar as declarações e a pontualidade por parte da fiscalização do município. Somente no ano passado, o software gerou mais de 13 bilhões de notas, numa média de 52 mil unidades por dia. O valor acumulado das NFS-e emitidas no período chegou a R$ 274 bilhões.

 

De acordo com Vieira, os benefícios que o e-Nota oferece impressionam os clientes. Por isso, nos últimos meses foram acrescentadas mais algumas facilidades para melhorar o trabalho no departamento. “Criamos as rotinas para controle de taxas, atualização de alíquotas do IBPT de forma automática e a opção de emitir a nota de forma simplificada. Assim os servidores podem realizar suas tarefas de forma mais facilitada” conclui.

 

Mais informações sobre o e-Nota Fly você encontra aqui: http://www.betha.com.br/produto/atendimento/e-nota-fly

Tags>
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha
A Betha Sistemas é especialista no desenvolvimento de soluções de tecnologia para a gestão pública. Conta com um portfólio de mais de 47 sistemas e seis aplicativos mobile, que tornam as atividades dos gestores e servidores públicos mais eficientes. Para oferecer ao mercado os melhores produtos, a Betha utiliza tecnologia cloud, machine learning, big data, internet das coisas, inteligência artificial e reconhecimento de voz e facial. Possui 36 anos de história, 600 colaboradores diretos, matriz em Criciúma/SC, sete filiais, 22 revendas parceiras, mais de 3 mil clientes, mais de 1,4 milhão de usuários e está presente em 22 estados brasileiros. Para saber mais, acesse a página oficial da empresa: https://www.betha.com.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *