O futuro não é mais como era antigamente

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Estamos a um passo de liberar ao mercado uma suite totalmente nova de sistemas de última geração para atender às necessidades de clientes e parceiros, mesmo assim uma pergunta ainda nos consome: Como devemos nos preparar para todas essas mudanças que estão acontecendo a cada dia no meio em que vivemos?

Respondendo a pergunta – Precisamos nos manter atualizados constantemente! A pouco mais de um mês estive participando de um grande evento em San Francisco – CA. Dentre as inúmeras novidades que pude acompanhar nesta visita, a forma como as soluções são construídas foi de longe a mais interessante. E quando uso a palavra visita é porque o evento foi apenas uma parte responsável pela quebra de paradigma que pude vivenciar, afinal, a experiência como um todo acabou me influenciando de muitas formas.

Foi o conhecimento adquirido, a mente aberta às novas formas de solução de problemas e o foco no cliente que me fizeram pensar ainda mais diferente a partir daí.

Um exemplo disso, mas por enquanto não posso falar muito a respeito, será a forma como as consultorias prestarão serviço neste novo sistema. A forma como conhecemos a interação das consultorias, principalmente a contábil, junto ao cliente, praticamente não existirá mais. Posso dizer que os clientes ficarão mais assistidos, com resolução imediata e soluções personalizadas, atendendo às necessidades específicas.

Já as consultorias, terão como personalizar serviços, podendo inclusive oferecê-los diferentemente, dependendo do cliente. Além disso, poderão distribuir de maneira muito simples artefatos desenvolvidos por seu corpo técnico. Mas o mais interessante neste caso será o respeito a inteligência de negócio que a Betha vai lhes proporcionar, permitindo a interação direta com nosso sistema em nuvem, preservando a propriedade intelectual.

Em minha apresentação no Bethacon deste ano pude mostrar de uma forma bastante superficial quais foram nossos influenciadores na construção do que chamamos de suíte Betha. Esses influenciadores nada mais são do que simples ideias que mudaram a forma como lidamos com as coisas do dia-a-dia.

Exemplos disso são: Netflix, Uber, Airbnb, Youtube, etc. Cada um em sua característica acabou por nos influenciar de alguma maneira. A simplicidade, a facilidade de uso e o respeito ao novo consumidor são características encontradas em todas essas soluções.

Simples ideias? Sim, elas são simples. Tê-las é que não é simples!

Hoje na Betha trabalhamos para simplificar e otimizar o trabalho do dia-a-dia de todos os usuários de nossos sistemas, assim também como do “cliente do cliente”, como costumamos chamar os munícipes aqui na Betha. Geralmente fazer isso, passa por conhecer conceitos atuais e a realidade dos novos consumidores, que, de uma forma ou outra, estão querendo fazer as coisas de uma maneira mais rápida para poder fazer mais ou fazer outras coisas.

Um exemplo disso é a forma como faremos a escrituração contábil. O projeto como um todo é complexo, arriscado e demanda muita compreensão do negócio do cliente. Mas a ideia é simples! Estou falando do ponto de vista do cliente. São muitos anos de estudo, investimento nas pessoas e uma cultura inovadora que permite que pérolas como essas sejam descobertas, gerando um valor significativo para o cliente.

No mercado que atuamos, estar utilizando tecnologia de ponta é muito importante, mas conhecer a realidade do cliente, entender os seus anseios e saber onde ele quer estar no futuro é muito mais.

Vejo empresas que lançam produtos novos no mercado e se dizem inovadoras, apenas por terem desenvolvido soluções em uma plataforma diferente. Inovar vai muito além disso!

A empresa precisa ter uma cultura inovadora e entregar ao seu cliente inovação todos os dias. Uma mudança de plataforma, em muitos casos, não resolve praticamente nada a vida do cliente. Seu anseio é pela mudança na operação do dia-a-dia e os recursos disponíveis por esta mudança.

E utilizar a tecnologia certa é importante? É muito importante! Pois sem suporte da tecnologia as ideias podem conter soluções limitadas e acabar por não atender as necessidades dos clientes. Mas o cliente precisa identificar valor nessa entrega. Esse é o ponto chave!

Então, por que fazemos as coisas do jeito que fazemos?

Entendemos, que as mudanças nos próximos anos serão muito rápidas. Isso porque o conhecimento, além de cumulativo, está sendo compartilhado a um custo muito baixo. E quanto mais o conhecimento é disseminado, mais cumulativo ele se torna e mais ele cresce exponencialmente. O resultado disso são mudanças radicais acontecendo a todo o tempo.

Quando iniciamos a construção da nova suíte de produtos, nos baseamos em um conjunto de exemplo de inovação cultural e tecnológica. Uma delas foi o entendimento de que o legado dos sistemas atualmente utilizados pelos clientes, de alguma forma, possuem formas que entregam valor. Este legado precisou ser respeitado durante a construção desse novo projeto. Afinal, foi ele que trouxe a empresa até os patamares que ela se encontra hoje.

Mas o futuro está reservado a uma geração com novos anseios. Profissionais com perspectivas específicas e diferentes para o mesmo problema.

Neste contexto, entendemos que todos precisamos estar aberto a essas mudança para podermos usufruir, no caso dos consumidores, dessa explosão de novidades que ainda virão, e atendermos, no caso dos fornecedores, as inúmeras expectativas deste novo cliente, cada vez mais inteirado.

 

 

 

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Sobre o autor
Aldo Garcia
CEO da Betha Sistemas

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