A tecnologia tem transformado diversos setores, não somente pela facilidade em executar as demandas da rotina, como também para mapear processos otimizados e, principalmente, para alcançar resultados cada vez mais eficientes. O sistema de gestão pública é um ótimo exemplo de como a implantação de novos recursos pode ser altamente positiva para um trabalho integrado e transparente.
Dentro da administração pública, ter os processos bem organizados é fundamental, até porque, dentro dessa esfera, existe um grande volume de subcategorias que devem ser interligadas para que a gestão atue de maneira alinhada e em concordância.
Com a tecnologia dos sistemas de gestão pública da Betha, grande parte desse desafio pode ser resolvida, já que essas soluções contribuem fortemente para aumentar a produtividade, evitar retrabalho, favorecer a qualidade das informações, auxiliar nas tomadas de decisões e proporcionar maior segurança sob os dados utilizados.
Nesse artigo, você conhecerá as principais razões de ter um bom sistema de gestão pública e como ele pode auxiliar na administração geral em vários momentos, além de ser um facilitador para a organização dos processos diários dos servidores. Confira:
5 motivos que provam que vale a pena investir em um sistema de gestão pública
1. Indicadores de gestão confiáveis
Dentro de uma gestão eficiente, os indicadores são importantes balizadores para analisar o atual cenário e fazer projeções realistas que determinarão as próximas ações.
Um bom exemplo de como os indicadores de um sistema de gestão pública podem auxiliar, é dando suporte para entender quanto está sendo investido em determinada ação, quais são os principais projetos em atividade, ou, então, qual é o orçamento reservado para cada operação.
Com essas informações em mãos, o gestor pode usá-las para tomar decisões e dar novos passos com mais segurança, promovendo uma gestão transparente.
2. Facilidade na prestação de contas
Para quem tem o foco na gestão transparente, um sistema de gestão pública é indispensável. Com a obrigatoriedade da prestação de contas, a tecnologia cumpre o papel de organizar e otimizar todos os dados e tornar esse processo muito mais inteligente e eficaz.
Com os sistemas de Planejamento e Contabilidade, da Betha, é possível:
- realizar uma gestão completa e segura da execução orçamentária e contábil;
- controlar cada etapa das alterações da despesa orçamentária;
- ter registros contábeis seguros;
- ter uma gestão eficiente de atos e dívidas;
- além de facilitar a rotina de encerramento mensal e ter um sistema atualizado de acordo com a legislação.
3. Melhor arrecadação de impostos
Quanto melhor for a arrecadação de impostos, mais recursos disponíveis haverá para novos investimentos. Com a adoção de um sistema de gestão pública é possível facilitar o processo de acompanhamento e tornar a gestão mais próxima e tangível.
Os sistemas de Arrecadação e Fiscalização da Betha possibilitam:
- acompanhar a situação das arrecadações de um município;
- automatizar o departamento de Tributação Municipal;
- reduzir a taxa de inadimplência;
- consultar eventos realizados para as Notas fiscais eletrônicas emitidas;
- armazenar arquivos em XML das Notas Fiscais eletrônicas durante o período determinado por lei;
- e ter uma gestão eficiente com tecnologia em nuvem, facilitando as rotinas de trabalho e aumentando a produtividade dos servidores.
4. Controle efetivo dos processos
Se ter processos mais claros e definidos é um dos objetivos de um sistema de gestão pública, poder controlar efetivamente cada etapa é um grande diferencial. Com esse tipo de recurso, é possível monitorar a evolução do que tem sido feito e elaborar um planejamento adequado para cada situação.
Os processos da área da saúde são ótimos exemplos disso. Cada município tem direito a um valor de recursos fornecidos pela federação, que varia de acordo com as ações que são realizadas. Para isso, é preciso evidenciar o que está sendo feito e quais são as necessidades, como alto número de atendimentos médicos e maior necessidade de profissionais, por exemplo.
Sem um controle efetivo de um sistema de gestão pública voltado para a Saúde, o repasse federal acaba sendo menor e o município conta com um orçamento menor que o necessário para realizar novos investimentos.
5. Processos mais eficientes
A interação entre todas as áreas e a comunicação dos dados de forma rápida e segura é primordial para dar velocidade nas ações sem perder a qualidade e o direcionamento adequado para os projetos. Com bons indicadores e com o controle dos processos é possível fazer com que se tornem mais eficazes, resultando em uma gestão mais transparente e eficiente.
A Betha é especialista em sistemas de gestão pública e tem mais de 35 anos de experiência no mercado, oferecendo soluções também para a área da educação, saúde e gestão de compras e contratos. Entre em contato e solicite uma demonstração ou mais informações sobre os sistemas de gestão pública da Betha.