Desde que deixou o processo manual e passou a realizar protestos de forma digital, a Procuradoria da Prefeitura de Joaçaba/SC ganhou eficiência, agilidade e segurança. Rotinas que antes levavam dias, agora são concluídas em alguns minutos. Esse resultado foi alcançado após o Município começar a utilizar a solução Procuradoria Cloud, da Betha, que integra todas as etapas do protesto em um ambiente on-line.
“Antes do Betha Procuradoria todo esse processo demorava muito mais tempo. Porque nós tínhamos que pegar as CDAs impressas, olhar no sistema se estava pago ou em aberto, digitar os dados do contribuinte, pesquisar… Apenas nessa primeira etapa nós levávamos em média cinco minutos para cada contribuinte. Hoje, com o sistema, levamos alguns segundos”, relata o técnico administrativo da Procuradoria de Joaçaba, André Luiz Dri.
“Depois ainda tínhamos que imprimir os documentos, ir até o fórum e protocolar tudo. E, por fim, o fórum distribuía para o cartório. Toda essa rotina costumava levar dias, até uma semana. Agora são minutos”, complementa.
Fim do processo em papel gera economia e organização
Uma das funcionalidades que o Procuradoria Cloud oferece é a edição de documentos, como petições e certidões, dentro do próprio sistema. Após criados, os arquivos podem ser enviados diretamente aos tribunais de justiça e aos cartórios de protesto. O processo 100% digital elimina a necessidade do uso do papel, resultando em economia, sustentabilidade, organização e segurança para os servidores municipais.
“Diminuiu muito o nosso consumo de papel. E para a organização do setor ficou muito melhor, porque agora, quando temos que fazer uma pesquisa, não precisamos mais ficar procurando documento em papel, é só pesquisar direto no sistema e já encontra as informações. Hoje eu não preciso imprimir mais nada de papel”, afirma Dri.
Expectativa de crescimento da arrecadação
A otimização das rotinas com o uso da tecnologia também traz resultados financeiros importantes para a administração municipal. Como o processo está mais ágil, foi possível concluir um número maior de protestos e, consequentemente, a arrecadação também apresentou crescimento.
“Em março de 2021 nós começamos a fazer os protestos pelo sistema e agora já concluímos essa etapa, pois vamos iniciar o processo de Execução Fiscal. Mas nesses quase seis meses nós conseguimos superar o valor de R$ 600 mil protestados, o que é um número bem interessante para nós. E a expectativa é de que nos próximos anos esse resultado seja ainda melhor”, projeta o servidor da Prefeitura de Joaçaba.
Governo Digital é sinônimo de gestão eficiente
A digitalização das rotinas de protesto e de execução fiscal trouxe mais agilidade, economia e organização para a Prefeitura de Joaçaba. Assim como acontece na Procuradoria do município catarinense, todos os setores de um órgão público também se tornam mais eficientes quando adotam soluções de tecnologia que resolvem atividades rotineiras da administração.
A transformação digital da gestão pública já é uma realidade e está presente desde as operações mais simples até as mais complexas. Serviços digitais para o cidadão, como a abertura de protocolos on-line, facilitam a vida da população, que não precisa mais se deslocar até a prefeitura para fazer uma solicitação.
A tecnologia também é uma grande aliada para trazer mais eficiência para as atividades internas dos servidores públicos. Processos como troca de informações, criação e edição de arquivos e assinatura de documentos podem ser realizados 100% em ambiente virtual. A digitalização dessas rotinas elimina a necessidade do uso de papel, organiza informações em um lugar acessível de qualquer dispositivo conectado à internet e reduz o tempo gasto para realizar tarefas do dia a dia.
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