Perspectivas e desafios para a saúde pública pós-pandemia

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O que esperar da saúde pública pós-pandemia? Com o distanciamento social e as medidas de segurança adotadas para evitar o aumento da transmissão do Coronavírus, a tecnologia entrou em cena e assumiu um importante papel para manter o sistema de saúde em funcionamento. 

Durante o período de restrição e medidas emergenciais, os desafios para manter os atendimentos à população foram incontáveis, porém, muitas soluções contribuíram para um avanço permanente dentro do setor, possibilitando que a modernização pública se tornasse uma realidade no país.

Neste artigo, falaremos sobre as principais perspectivas e desafios da saúde pública pós-pandemia e como as soluções poderão beneficiar tanto a população quanto a gestão utilizando a tecnologia. Acompanhe!

Quais são as perspectivas para a saúde pública pós-pandemia?

A pandemia obrigou os órgãos de saúde pública e privada a encontrar alternativas para manter o atendimento ao público em segurança. Uma delas foi o uso da telemedicina, realizando consultas à distância a partir de vídeo chamadas. O que poucas pessoas sabem é que a modalidade digital não nasceu com a pandemia, já que a versão à distância das consultas já era regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 2002, pela resolução 1.643

Mesmo não sendo criada para solucionar o problema do isolamento social, a telemedicina foi amplamente utilizada em todo o período de distanciamento e continuará sendo uma importante aliada para a saúde pública pós-pandemia — principalmente pela praticidade para os pacientes e médicos, que não necessitam se deslocar até as clínicas e hospitais, evitando, também, longos períodos de espera para que o atendimento aconteça.

Outra forte perspectiva para o setor é a disseminação do uso de aplicativos para manter a população conectada com os serviços públicos com mais agilidade. Com recursos como esse, o deslocamento para marcar consultas ou retirar exames, por exemplo, é facilmente substituído pelo acesso a um smartphone, dispensando a presença física do cidadão no local de atendimento para ter o serviço realizado.

Saúde pública pós-pandemia: desafios e soluções

Há grandes perspectivas para a saúde pública pós-pandemia, isso é fato. Porém, junto delas, os desafios também surgiram, necessitando de acompanhamento próximo para que as soluções tornem os avanços possíveis.

É inquestionável que, para manter os avanços na saúde pública pós-pandemia, é fundamental que haja a implementação de um sistema integrado que permita que todas as unidades tenham acesso ao histórico da população.

O incentivo ao autocuidado também é uma perspectiva que traz grandes desafios para o setor, já que o engajamento da população é fundamental para que haja procura aos serviços de maneira preventiva

Para a gestão, desenvolver ações que aproximem os cidadãos e criem uma rotina que fortaleça o autocuidado é uma solução inicial que pode potencializar os benefícios tanto para a saúde do indivíduo quanto para os cofres públicos.

Investir em soluções que tornem o planejamento e a administração mais transparente e ágil é, sem dúvidas, o caminho a se tomar para manter os avanços da saúde pública pós-pandemia. Com uma visão ampla e sistêmica, a gestão pública poderá tomar decisões com maior velocidade e de maneira estratégica, já que com rápido acesso aos dados, é possível cruzar informações e agir com menores margens de erro.

De olho no presente para fortalecer as ações públicas em um futuro próximo

A estruturação de saúde que foi montada em todo o país para dar suporte à alta demanda durante a pandemia também pode ser considerada um importante movimento para o setor daqui para frente. A organização se mostrou mais uma vez imprescindível para dar vazão ao fluxo na saúde pública e, quando bem aplicada, provou que pode elevar a qualidade dos atendimentos.

Já que estamos falando em lições da pandemia para a saúde pública, os cuidados e preocupações com saúde que inundaram a população e o destaque para a importância da vacinação, trouxeram à tona um novo nível de conscientização para os cidadãos. Dessa forma, é possível que as próximas campanhas públicas ganhem maior notoriedade e passem a ter uma adesão mais expressiva pela população. 

A tecnologia mostrou como é capaz de humanizar o atendimento mesmo à distância, permitindo que o tratamento à população seja agilizado e, também, que haja acompanhamento avançado dos índices municipais, oferecendo novos recursos para uma gestão eficiente. Dessa forma, é possível garantir que os investimentos sejam feitos de forma estratégica, reduzindo custos e evoluindo as perspectivas para uma nova realidade da saúde pública pós-pandemia.

Quer saber mais sobre como aproximar a população no dia a dia da gestão? Confira o e-book gratuito “Como melhorar a gestão dos atendimentos em saúde”.

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Sobre o autor
Betha
A Betha Sistemas é especialista no desenvolvimento de soluções de tecnologia para a gestão pública. Conta com um portfólio de mais de 47 sistemas e seis aplicativos mobile, que tornam as atividades dos gestores e servidores públicos mais eficientes. Para oferecer ao mercado os melhores produtos, a Betha utiliza tecnologia cloud, machine learning, big data, internet das coisas, inteligência artificial e reconhecimento de voz e facial. Possui 36 anos de história, 600 colaboradores diretos, matriz em Criciúma/SC, sete filiais, 22 revendas parceiras, mais de 3 mil clientes, mais de 1,4 milhão de usuários e está presente em 22 estados brasileiros. Para saber mais, acesse a página oficial da empresa: https://www.betha.com.br/.

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