10 benefícios dos sistemas em nuvem para gestão pública

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Serviço de Sistema em Nuvem, ou Cloud Computing, está proporcionando uma nova forma de gerir municípios e de interagir com os cidadãos. Os órgãos públicos estão, cada vez mais, se adaptando a esse formato que fornece inovação e rentabilidade.

Com o sistema em nuvem para gestão pública, é possível gerenciar vários serviços em uma plataforma unificada, flexível e escalável. Um exemplo prático é a possibilidade de um grupo de usuários poder escrever e editar um documento ao mesmo tempo, sem precisar estarem todos juntos, bastando estarem conectados à internet e utilizando o sistema.

Investir em um sistema em nuvem para a gestão pública é um importante passo para modernizar os serviços à população com mais transparência, eficácia e produtividade. Além disso, essa tecnologia é altamente indicada para otimizar os processos internos dos servidores e auxiliar a gestão em situações estratégicas. Quer saber mais? Acompanhe o artigo e conheça 10 outros benefícios para implementar o sistema em nuvem na sua gestão.

Os 10 maiores benefícios dos sistemas em nuvem para gestão pública

1. Acesso sem local fixo

O nome cloud computing já sugere a vantagem de não necessitar de um servidor físico para o armazenamento de dados. Um sistema em nuvem para gestão pública funciona on-line, garantindo o armazenamento e utilização via internet. Dessa forma, é possível acessar o sistema de qualquer dispositivo sem a necessidade de estar presente sempre no mesmo local para acessá-lo. Ou seja, caso seu computador sofra danos, ou em situações de trabalho remoto, os dados estarão disponíveis em qualquer computador, celular ou tablet com conexão à internet.

2. Dados em segurança

Ao contrário do que muitos pensam, ter os dados disponíveis de forma on-line não é sinônimo de fragilidade na segurança. Em um sistema em nuvem para gestão pública, a proteção das informações é um requisito chave, tornando a nuvem uma aliada fundamental para garantir que não haja vazamento ou perda de dados. 

Até porque, um dos diferenciais dos sistemas em nuvem é que os provedores utilizam padrões internacionais de segurança com criptografia avançada, evitando as  invasões de dados. Outra vantagem é que o processo de backup em nuvem é feito automaticamente por meio do espelhamento dos servidores, garantindo que não haja perda de informações.

3. Melhorias no atendimento ao cidadão

Com um sistema em nuvem para gestão pública as facilidades para o cidadão também são notáveis, já que é possível oferecer serviços de forma on-line, sem que seja necessário o deslocamento até a prefeitura ou secretaria, por exemplo. 

O documento fica disponível no portal web para ser acessado com alta performance e segurança. Como consequência, o órgão se destaca pelo serviço de alta qualidade. Dessa forma, o cidadão poderá solicitar e acompanhar o andamento do serviço sem sair de casa, com muito mais agilidade e de maneira desburocratizada. E a administração poderá implementar novos serviços on-line para elevar a satisfação da população. 

4. Redução de custos técnicos 

O processo de implementação e manutenção de uma infraestrutura física tem um custo muito mais elevado em comparação com o sistema em nuvem para gestão pública. Pelo fato de não necessitar de equipamentos físicos, servidores, cabeamentos e equipe de TI para fazer as atualizações, o sistema em nuvem evita que o órgão público gaste tempo e dinheiro, permitindo investimentos em outras áreas. 

5. Redução de custos com a digitalização

O sistema em nuvem para gestão pública proporciona economia para os cofres, dessa vez, com a digitalização de documentos. Com o uso de uma ferramenta completa, é possível substituir a utilização de papel pelo formato digital, reduzindo custos com a compra de folhas, tintas e cartuchos para impressão, além de outros materiais de escritório e arquivos que são dispensados com os documentos digitais. Além disso, a facilidade em localizar qualquer arquivo digitalizado é muito maior, economizando também, o tempo dos servidores que passam a ter maior produtividade no serviço interno.

> CONHEÇA A LINHA NO PAPER DA BETHA E DESCUBRA AS VANTAGENS DE UM GOVERNO DIGITAL

6. Acesso a relatórios estratégicos

As tomadas de decisão em uma gestão pública nem sempre são tarefas simples, por isso, poder se apoiar em dados e informações precisas e inteligentes é fundamental para traçar novos planos e, até mesmo, determinar medidas emergenciais. Com um bom sistema em nuvem com foco em gestão pública, a elaboração de relatórios estratégicos pode ser feita em poucos cliques, cruzando informações e obtendo insights poderosos em poucos minutos.

7. Aumento de produtividade

Dentro da rotina pública existem tarefas que exigem tempo e muita atenção para que sejam realizadas, como é o caso da folha de pagamento, por exemplo. Com um sistema de gestão pública, muitas demandas podem ser automatizadas, agilizando o trabalho do servidor e aumentando a produtividade em atividades que podem ser sistematizadas, alocando os profissionais para a realização de atividades mais estratégicas.

8. Aumento da arrecadação

Quando há uma administração atualizada e com uma visão ampla de todas as informações geradas pelo município, é possível ter um controle muito maior das prestações de contas, por exemplo. Com facilidades como essa, a equipe ganha mais um recurso para aumentar a arrecadação e manter as contas públicas em ordem e, principalmente, em dia.

9. Maior conexão entre os departamentos

Embora os departamentos de uma gestão pública sejam, muitas vezes, independentes entre si, ter uma visão unificada do trabalho que a administração geral tem realizado é fundamental para entender os gargalos que devem ser resolvidos e quais lacunas exigem maior atenção e melhorias. O sistema em nuvem para gestão pública garante uma visão única de toda a atuação, conectando os departamentos e possibilitando que haja maior alinhamento e interação entre eles.

10. Mais transparência

Com os dados armazenados em nuvem, a atualização do sistema acontece automaticamente, tornando o acesso em tempo real uma grande vantagem para quem busca atuar com transparência e proximidade com a população. Um sistema em nuvem para gestão pública garante que as informações sejam fiéis e de fácil acesso para que a prestação de contas à sociedade seja realizada de maneira ágil e dinâmica.

O cloud computing traz inovação à administração de órgãos públicos, ao mesmo tempo em que facilita o dia a dia dos gestores e cidadãos. Você já sabe as vantagens, agora quer saber como implementar o sistema em nuvem na sua gestão? Conheça os sistemas Betha e solicite uma demonstração.

Tags> ,
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *