Tecnologia pode reduzir fila de espera para matrícula escolar

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Embora seja um direito garantido pela Constituição Federal, o acesso à escola não é a realidade de uma boa parcela de crianças brasileiras. Principalmente na primeira infância, o índice de pais que não conseguem uma vaga em creches é bastante grande restando apenas a possibilidade de deixar o nome em uma extensa fila de espera.

Em 2014, o Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014) instituiu como meta número 1 a necessidade de universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos.

Uma das maneiras mais sensatas para zerar a fila de espera e garantir o acesso à educação é contar com a especialidade de um software de educação. Somente uma ferramenta eficaz poderá auxiliar no planejamento desta área tão desafiadora para os governos. Para ser efetiva, a solução deve ser capaz de promover maior flexibilidade e agilidade em todos os processos escolares, obtendo todos os controles possíveis.

E, principalmente, o sistema deve garantir a forma online de inscrição pois ela facilita o acesso dos pais à lista de espera. Assim o gestor tem acesso à real demanda da escola e pode utilizar e organizar todas as vagas disponíveis.

O município catarinense de Penha serve de exemplo para mostrar o quanto a tecnologia pode ser usada a favor da educação infantil. Tudo começou quando a Secretaria de Educação precisou cumprir uma determinação legal em disponibilizar a lista de espera de forma online. O prazo deveria ser cumprido até o final de janeiro para que a população pudesse acessar a ferramenta em fevereiro de 2019. Os resultados foram imediatos uma vez que não havia mais necessidade dos pais fazerem filas na secretaria da escola para obter informações sobre o processo de inscrição. Tudo passou a ser feito a partir de casa pela Inscrição online disponibilizada no site do município não necessitando mais passar horas e horas nas filas de espera.

 

Os benefícios do uso de uma ferramenta online desse tipo são inúmeros. Entre eles:

· Maior interação do cidadão com o município,
· Facilidade de acesso, bastando ter acesso à internet,
· Inscrição para matrículas e lista de espera online,
· Maior promoção dos serviços prestados pela entidade,
· Servidores antes alocados para essas rotinas podem investir o tempo em outras estratégias do setor,
· Publicidade do processo ao cidadão de maneira ágil e transparente.

Tags> , ,
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha
Betha Sistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *