Braço do Trombudo amplia transparência da gestão pública com sistema em nuvem

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A gestão pública transparente já é uma realidade no município de Braço do Trombudo, em Santa Catarina. Hoje, o cidadão que acessa o site da prefeitura da cidade encontra facilmente as informações sobre contratos, licitações, despesas com pessoal, gastos com educação, documentos públicos e tudo o que diz respeito às movimentações financeiras e de patrimônio. Para garantir que esses dados estejam disponíveis de forma on-line, a prefeitura conta com o Transparência Cloud, da Betha.

“A partir de agora o cidadão terá muito mais facilidade para saber os fatos que ocorrem dentro da administração pública. O novo portal é mais simples e também conta com a visualização das informações em formato de gráfico, o que dá uma dimensão maior e mais palpável dos dados”, comenta o contador da prefeitura, Marco Valente.

Com o uso da tecnologia em nuvem, o novo Portal da Transparência de Braço do Trombudo está mais eficiente, pois a atualização das informações ocorre de forma integrada aos demais sistemas da administração municipal. Além disso, ele também conta com o Mapa de Obras, que mostra todos os projetos de infraestrutura em andamento na cidade.

“Quando a pessoa acessa o mapa, ela consegue ver quantas obras municipais estão em execução, qual o valor investido em cada uma delas, quando elas iniciaram, qual o prazo de entrega, o percentual de quanto ela já foi executada, inclusive com a possibilidade de ver fotos do andamento dos trabalhos”, afirma Valente.

Acesso à informação com protocolo virtual

Outra funcionalidade do Transparência Cloud que já está disponível aos moradores de Braço do Trombudo é o acesso à informação com protocolo virtual. Caso não encontre no portal a informação que está buscando, o cidadão pode fazer uma solicitação na mesma página. Após cadastrar o pedido no site, também é possível acompanhar o andamento da tramitação dentro da entidade pública.

“A chegada dessa tecnologia do sistema auxilia os servidores do Município, que agora contam com muito mais facilidade em suas rotinas de atualização das informações, e simplifica de forma significativa a transparência para o cidadão, porque ele passa a ter acesso máximo aos dados da Prefeitura e, aquilo que ele não encontra, pode solicitar facilmente pelo portal”, pontua Augusto Freire Ramos, analista da Betha Sistemas responsável pela implantação do Portal da Transparência em Braço do Trombudo.

Além de garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, o sistema aproxima o Município e a população, pois está acessível a qualquer dispositivo conectado com a internet. Nesse momento de pandemia, o recurso se torna ainda mais importante, pois evita que o morador tenha que se deslocar pessoalmente até a prefeitura para abrir esse tipo de chamado.

“O cidadão pode fazer sugestões e solicitações diretamente pelo portal. É uma forma de dar mais agilidade aos pedidos da população. E para que isso aconteça, nós temos um servidor que fica responsável por receber essas solicitações e respondê-las da forma mais rápida e correta possível”, afirma o contador da Prefeitura.

Indicadores de eficiência em tempo real

A transformação digital da gestão pública em Braço do Trombudo não fica apenas no Portal da Transparência. Com o intuito de garantir informações completas e em tempo real sobre a administração, o Município também conta com o Portal do Gestor, da Betha.

A solução, que também utiliza tecnologia em nuvem, monitora números dos principais setores municipais e apresenta os dados de forma simplificada, em gráficos. Com essas informações em mãos, o gestor público consegue ter uma visão melhor do Município, auxiliando a sua tomada de decisão.

“O sistema demonstra para os gestores despesas com pessoal, dados bancários, arrecadação, e tudo isso de forma bem simples e resumida. São informações que antes o gestor teria que ver em documentos de papel, o que seria muito mais difícil. Com o portal, fica muito mais fácil saber quais setores estão sendo mais eficientes e em quais precisamos melhorar”, finaliza Valente.

Você também quer promover a transformação digital na gestão pública da sua cidade? Então, solicite uma demonstração das soluções Betha!

Tags> , , ,
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha
A Betha Sistemas é especialista no desenvolvimento de soluções de tecnologia para a gestão pública. Conta com um portfólio de mais de 47 sistemas e seis aplicativos mobile, que tornam as atividades dos gestores e servidores públicos mais eficientes. Para oferecer ao mercado os melhores produtos, a Betha utiliza tecnologia cloud, machine learning, big data, internet das coisas, inteligência artificial e reconhecimento de voz e facial. Possui 36 anos de história, 600 colaboradores diretos, matriz em Criciúma/SC, sete filiais, 22 revendas parceiras, mais de 3 mil clientes, mais de 1,4 milhão de usuários e está presente em 22 estados brasileiros. Para saber mais, acesse a página oficial da empresa: https://www.betha.com.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *