Como melhorar o atendimento nos postos de saúde

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O que pode ser feito para deixar o atendimento mais ágil e eficiente nos postos de saúde? Essa é uma pergunta comum em todo sistema público que enfrenta desafios diários em suas esferas de atuação. Buscar alternativas de como melhorar o atendimento nos postos de saúde é um caminho altamente positivo e eficaz para a população e para os servidores que estão nessa linha de frente.

Não há como negar que a alta demanda pelos serviços somada à falta de recursos é um entrave para que o setor avance. Porém, a necessidade de oferecer um serviço de excelência não deve ser minimizada, já que existem soluções que auxiliam na gestão da saúde e refletem em benefícios para todos que dependem dela de alguma forma.

Neste artigo, você encontra 5 dicas de como melhorar o atendimento nos postos de saúde e como a tecnologia pode ser uma grande facilitadora no processo de melhoria do atendimento na saúde pública. Acompanhe!

5 dicas de como melhorar o atendimento nos postos de saúde 

1. Utilize aplicativos focados nos usuários do SUS

Oferecer uma solução para que os usuários do SUS tenham em mãos todas as informações pertinentes aos seus atendimentos é o primeiro passo. Facilitando o compartilhamento de dados como agendamentos, atendimentos, medicamentos e exames realizados, faz com que a demanda no atendimento pessoal diminua, dando mais disponibilidade aos funcionários para realizarem atendimentos realmente necessários.  

O aplicativo Saúde Cidadão, desenvolvido pela Betha, é um exemplo disso. Além de liberar o fluxo de demandas no atendimento administrativo, aumenta a satisfação dos pacientes pela facilidade ao acesso das informações. 

2. Centralize as informações dos pacientes

A organização do histórico de um paciente é fundamental para a qualidade de um atendimento continuado, seja no posto de saúde ou em atendimentos domiciliares

Sem uma integração que permita que o prontuário seja atualizado e acessado por qualquer unidade, não há como melhorar o atendimento na saúde. Isso porque, a centralização de informações dos pacientes da rede pública é crucial para tornar o acompanhamento de tratamentos eficaz uma realidade. 

O Sistema de Saúde da Betha, além de promover o atendimento humanizado com agilidade no tratamento de saúde da população, permite que um atendimento iniciado em um consultório possa ser continuado por outro médico, oferecendo mais flexibilidade e um atendimento mais completo para o paciente. 

3. Envie lembretes sobre consultas marcadas

Uma dica valiosa de como melhorar o atendimento nos postos de saúde é se mostrar presente para os pacientes dos serviços públicos. Uma maneira de colocar essa dica em prática é enviar lembretes informando a data e o horário dos agendamentos. Essa ação, além de aumentar o nível de satisfação, reduz o número de pacientes faltantes, diminuindo também, o tempo da fila de espera. 

O envio automático de SMS é uma funcionalidade altamente eficaz para lembrar os pacientes com antecedência e garantir o atendimento com segurança, afinal, uma consulta pode ser essencial para salvar uma vida.

4. Gere relatórios eficientes e confiáveis

Uma boa gestão é a peça chave para promover melhorias no atendimento dos postos de saúde. Com o auxílio da tecnologia é possível ter uma visão clara e analítica da qualidade dos serviços à população. Para que isso aconteça, é importante ter em mãos relatórios eficientes e confiáveis que darão suporte na identificação de demandas e para as tomadas de decisão na área. 

Sem um sistema adequado para isso, os processos internos se tornam ainda mais burocráticos e complexos, dificultando que novas ações sejam promovidas com objetividade para oferecer atendimentos mais qualificados.

5. Capacite e valorize os profissionais

A rotatividade de profissionais na saúde pública é grande e pode causar muitos transtornos internamente, como também afetar o nível de satisfação dos pacientes. Outras desvantagens da substituição constante de profissionais é resultado de um atendimento ineficiente, perda de tempo e a necessidade de recursos para realizar treinamentos para novos funcionários. 

A capacitação do time é importante para manter os funcionários sempre atualizados e alinhados com os objetivos do trabalho. Também é importante proporcionar ações de valorização em relação à remuneração, condições de trabalho e outros benefícios para reter os bons profissionais e deixá-los engajados e motivados.

Quer saber mais como melhorar o atendimento nos postos de saúde e como os benefícios dos sistemas de saúde Betha podem impactar na sua gestão? Solicite uma demonstração e veja como a tecnologia pode ser um fator de crescimento para o atendimento público.  

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Sobre o autor
Betha
A Betha Sistemas é especialista no desenvolvimento de soluções de tecnologia para a gestão pública. Conta com um portfólio de mais de 47 sistemas e seis aplicativos mobile, que tornam as atividades dos gestores e servidores públicos mais eficientes. Para oferecer ao mercado os melhores produtos, a Betha utiliza tecnologia cloud, machine learning, big data, internet das coisas, inteligência artificial e reconhecimento de voz e facial. Possui 36 anos de história, 600 colaboradores diretos, matriz em Criciúma/SC, sete filiais, 22 revendas parceiras, mais de 3 mil clientes, mais de 1,4 milhão de usuários e está presente em 22 estados brasileiros. Para saber mais, acesse a página oficial da empresa: https://www.betha.com.br/.

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