Aplicativos de saúde pública: vantagens para a gestão e para a população

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Os aplicativos de saúde pública são a prova de que a transformação digital pode proporcionar muito mais facilidade tanto para a gestão quanto para a população em geral. Isso porque, com a tecnologia utilizada diretamente nos smartphones dos cidadãos, os ganhos são refletidos no atendimento e também na otimização de recursos públicos.

Com a popularização de sistemas com foco em gestão pública, os aplicativos ganharam destaque, assumindo um papel primordial no avanço do atendimento à população não somente durante as consultas, mas também no agendamento e no pós-atendimento, tornando o acompanhamento do paciente muito mais próximo e completo.

Se a transformação digital ainda não é uma realidade na sua rotina e você ainda tem dúvidas sobre como os aplicativos de saúde pública podem contribuir para a sua gestão, continue a leitura e entenda como essa tecnologia pode elevar a satisfação da população com a gestão pública e em que outros momentos os aplicativos podem ser vistos como grandes aliados.

Vantagens dos aplicativos de saúde pública para a gestão

Embora os aplicativos de saúde pública sejam destinados aos cidadãos, o recurso também proporciona diversos benefícios para a gestão e para a rotina dos médicos e servidores. Veja a seguir quais vantagens os apps podem levar para a sua gestão:

Redução de custos

A automatização de tarefas é uma das grandes vantagens da tecnologia na gestão pública. Isso porque, parte das atividades relacionadas ao atendimento público pode ser feita de forma automática.

Dessa forma, com os aplicativos de saúde pública atuando ativamente em tarefas que antes eram feitas de forma manual, os servidores podem ser alocados para áreas mais estratégicas, proporcionando ainda mais inteligência nas ações internas. 

Aumento de produtividade

Se a falta de produtividade faz parte da rotina da sua gestão, com a transformação digital e com os aplicativos de saúde pública será possível otimizar a rotina interna com mais agilidade e eficácia, tornando o trabalho muito mais produtivo. Muitas ações que levariam muito mais tempo para serem concluídas poderão ser feitas em poucos minutos, como é o caso da abertura de novas agendas, por exemplo.

Agendamento eficiente

Falando em agendamento, os aplicativos de saúde pública são muito eficientes para tornar o agendamento mais ágil, prático e seguro, já que todos os dados referentes a uma determinada agenda são imputados em uma única vez e os cidadãos podem agendar seus atendimentos sem a necessidade de entrar em contato com a central pessoalmente. 

Além de ser ótimo para quem busca atendimento, esse recurso facilita o problema de cruzamento de agendas que, quando realizado manualmente, pode levar horas para ser finalizado.

>> BAIXE O E-BOOK SOBRE TECNOLOGIA PARA GESTÃO PÚBLICA E SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO

Vantagens dos aplicativos de saúde pública para a população

Se para a gestão os apps se mostraram de grande utilidade, para a população os aplicativos de saúde pública estão se provando essenciais. Entenda porque essa tecnologia ganhou tanto destaque entre os cidadãos:

Acesso facilitado aos agendamentos

Disponibilizar os agendamentos de forma on-line é um benefício importante para a gestão. Já para o cidadão, poder agendar todas as consultas e exames sem a necessidade de se deslocar até a unidade de saúde, ou passar horas ao telefone tentando marcar suas consultas é, de fato, uma vantagem inquestionável. 

Além da facilidade em marcar um novo atendimento, os aplicativos de saúde pública enviam notificações para lembrar o cidadão de que seu atendimento está próximo, reduzindo, assim, o absenteísmo nos atendimentos públicos de saúde

Histórico de exames e laudos

Os benefícios se estendem pós-atendimento, tornando-se um histórico de fácil acesso de laudos e exames de consultas anteriores. Assim, o acompanhamento do tratamento se torna muito mais próximo e eficaz, já que informações importantes sobre a evolução de cada caso não são perdidas e podem ser facilmente acessadas pelos pacientes e profissionais da saúde.

Controle de medicação

Alguns aplicativos de saúde pública já disponibilizam recursos que auxiliam os cidadãos a controlar todas as medicações que foram retiradas ou que já estão disponíveis para retirada nos órgãos municipais. 

Dessa forma, as chances de ficar sem o medicamento prescrito pelo médico para realizar o tratamento são menores, já que todo o histórico e controle podem ser feitos pelo app, desde a quantidade prescrita, retirada, a data e o estabelecimento onde o item aguarda para ser retirado.

>> ENTENDA TUDO SOBRE GOVERNO DIGITAL E QUAIS SÃO SEUS BENEFÍCIOS PARA A SUA GESTÃO

Conheça os aplicativos de saúde pública desenvolvidos pela Betha

Entendendo esse cenário e os benefícios que os aplicativos de saúde pública podem proporcionar para a gestão e para a população, a Betha Sistemas desenvolveu soluções integradas e intuitivas para que os municípios possam utilizar na saúde pública e oferecer aos cidadãos e nos serviços prestados no setor. Veja a seguir quem são eles:

App Saúde Cidadão

O aplicativo garante fácil acesso aos cidadãos para todos os atendimentos, medicamentos e exames realizados pelos estabelecimentos de saúde do SUS.  Com isso, todo o serviço é feito com muita rapidez e praticidade.

App Saúde Domiciliar

Outra forma de proporcionar benefícios para a gestão pública e para o cidadão desenvolvido pela Betha é com o uso do App Saúde Domiciliar. Esse recurso simplifica e otimiza o trabalho dos agentes comunitários de Saúde, dispensando o uso de fichas impressas, integrado com o sistema de Saúde e evitando o retrabalho no preenchimento manual de formulários, além de oferecer maior segurança na coleta e manutenção das informações.

Quer saber mais sobre os aplicativos de saúde pública desenvolvidos pela Betha? Entre em contato e saiba mais sobre cada um deles.

Tags>
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha
A Betha Sistemas é especialista no desenvolvimento de soluções de tecnologia para a gestão pública. Conta com um portfólio de mais de 47 sistemas e seis aplicativos mobile, que tornam as atividades dos gestores e servidores públicos mais eficientes. Para oferecer ao mercado os melhores produtos, a Betha utiliza tecnologia cloud, machine learning, big data, internet das coisas, inteligência artificial e reconhecimento de voz e facial. Possui 36 anos de história, 600 colaboradores diretos, matriz em Criciúma/SC, sete filiais, 22 revendas parceiras, mais de 3 mil clientes, mais de 1,4 milhão de usuários e está presente em 22 estados brasileiros. Para saber mais, acesse a página oficial da empresa: https://www.betha.com.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *