Cidades inteligentes estarão mais preparadas para o futuro: saiba como se preparar

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A tecnologia vem abrindo muitos caminhos para os gestores de todas as áreas do setor público. Até porque, é impossível falar em inovação sem contar com recursos que contribuem para o avanço das cidades inteligentes.

Os gestores das smart cities, como são chamados os municípios que buscam adotar novas tecnologias, têm como objetivo otimizar e potencializar a gestão pública a partir de recursos que favorecem a infraestrutura urbana. Assim, é possível transformar o ecossistema público e tornar a qualidade de vida da população muito mais efetiva em diferentes aspectos.

Porém, para que uma cidade seja considerada uma smart city, é preciso se aprofundar nas necessidades do mercado e nas tecnologias disponíveis, para solucionar as situações locais e otimizar a gestão a partir da inovação.

Neste artigo, você entenderá as vantagens de ser uma cidade inteligente no futuro e quais são as maneiras de transformar o município em uma smart city. Confira!

As vantagens de ser uma cidade inteligente no futuro

Em tempos atuais, falar em tecnologia sem relacioná-la à inovação é impossível. Isso porque, as mudanças culturais promovidas nos últimos anos com a popularização da internet e a constante evolução dos recursos tecnológicos são um grande convite ao desenvolvimento, à modernização e ao progresso.

Na gestão pública, a conscientização e a preocupação em manter a cidade alinhada com os avanços tecnológicos devem ser ainda maiores. Isso porque a tecnologia auxilia e facilita o desenvolvimento de políticas públicas mais específicas voltadas à população e também à divulgação destas ações.

Assim, muito mais do que serem reconhecidas como realizadoras de ações em prol da população, as cidades querem ser reconhecidas como digitais — pois desta forma é possível atestar que estão preocupadas com a qualidade de tudo que fazem.

As vantagens de investir em recursos que tornam as cidades inteligentes viáveis são inúmeras, entre elas: 

  • ter novas informações e mantê-las integradas;
  • otimizar os recursos públicos;
  • reduzir os impactos ambientais;
  • transformar a gestão e suas tomadas de decisão mais humanizadas.

Além disso, com os recursos digitais integrando os processos internos da gestão, é possível ganhar produtividade e diminuir etapas burocráticas que contribuem para o descontentamento da população.

Essa modernização e a transformação digital que torna uma cidade inteligente contribuem para uma maior aproximação da gestão pública com o cidadão. O resultado é a redução de filas nos guichês, acesso a dados como os gastos públicos, além de dados relacionados à área de saúde, educação e habitação. 

Por outro lado, o cidadão se atualiza, tem acesso a serviços e informações importantes e valoriza a transparência com que o órgão lida com o atendimento ao público.

Sendo assim, o uso da tecnologia de forma estratégica para oferecer melhorias aos cidadãos vai muito além do aumento da qualidade de vida. Preparar o município para ser uma cidade inteligente também contribui para o crescimento e desenvolvimento socioeconômico das cidades e para o envolvimento das gerações mais jovens já acostumadas ao universo digital e avessas à burocracia de alguns órgãos públicos.

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Como preparar a cidade e transformá-la em uma smart city

A tecnologia é uma grande aliada para as smart cities, mas ser reconhecida como uma “cidade digital” não é algo que acontece do dia para a noite. A trajetória é longa e requer constante investimento por parte da gestão, sendo necessário oferecer mobilidade digital em grande parte de serviços públicos ao cidadão.

Neste novo cenário tecnológico, alguns cuidados são necessários. No atendimento digital, a segurança de dados é imprescindível e a aplicação deve possibilitar um acesso pessoal e intransferível, garantindo assim que os dados sejam disponibilizados somente para o usuário final, que é realmente detentor da informação. Com isso, o poder público terá a certeza de estar atendendo quem realmente é o proprietário do dado.

Veja a seguir quais recursos e tecnologias podem auxiliar no preparo de uma smart city:

Sistema de gestão pública

Investir em um sistema de gestão pública é um passo importante para preparar a cidade para uma transformação digital definitiva. Isso porque, um software completo que permite uma visão ampla da administração facilitará novas tomadas de decisão de maneira integrada e estratégica.

Além disso, com um sistema desenvolvido para a rotina pública, todas as normas e legislações são atualizadas automaticamente, garantindo que nenhum processo fique desalinhado com as leis vigentes. 

Digitalização governamental

Para uma cidade inteligente, processos morosos e burocráticos não são bem vistos. Dessa forma, transformar os processos internos que utilizam um grande volume de papel, arquivo físico e muito tempo para ter o status alterado é muito importante. 

As soluções que digitalizam processos internos de uma gestão pública, como a linha No Paper da Betha, oferecem muito mais eficiência, sustentabilidade, redução de gastos e confiabilidade. 

Esse tipo de solução atua em nuvem, o que facilita o trabalho do servidor, reduz custos e confere excelência e segurança que a gestão de uma cidade inteligente necessita.

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Desenvolvimento de aplicativos

Um recurso ainda a ser explorado pelos municípios são os aplicativos que podem ser acessados por meio de dispositivos móveis. Com essa tecnologia, os serviços públicos ficam disponíveis para o cidadão na palma da mão. 

Os aplicativos reduzem a burocracia dos serviços e diminuem os custos de atendimento principalmente com o uso de papel, impressão, tempo de servidor, tempo do cidadão, entre outros recursos. 

Aplicativo Minha Cidade

Buscando constantemente melhorar a comunicação entre cidadãos e prefeituras, prover maior flexibilidade ao sistema e realizar uma cada vez maior inclusão digital, a Betha disponibiliza o aplicativo Minha Cidade.

De forma muito prática, o cidadão consegue fazer o download do aplicativo nas duas principais plataformas do mercado e, uma vez liberado o uso pelo município, o acesso aos serviços e informações ocorre de forma muito simplificada, facilitando assim a conexão entre cidade e cidadão.

Sistemas de transporte inteligente

Melhorar a mobilidade urbana é um desafio para a maioria dos municípios. Com a tecnologia é possível investir em soluções capazes de monitorar o tráfego e fornecer informações para a gestão e para o público.

Com um bom sistema de transporte inteligente, é possível planejar com base em dados e alimentar a população com informações pertinentes sobre o seu trajeto, como tempo de espera, tempo de deslocamento, situações que impactam o seu transporte, entre outras funções.

Dispositivos com IoT – Internet das Coisas

Recursos que utilizam IoT proporcionam ainda mais inteligência para as cidades que estão em busca da modernização estratégica. Ferramentas como essas são capazes de potencializar o acompanhamento do município e coletar informações precisas para que rápidas ações possam ser tomadas pela gestão.

Uma aplicação prática do uso dessa tecnologia é no monitoramento de iluminação pública. A partir de recursos como esse, é possível identificar rapidamente locais que apresentam falhas no sistema e que devem ser corrigidas com prioridade. 

Manter a gestão pública atualizada e em busca de modernização para prepará-la para ser uma cidade inteligente é uma tarefa contínua. Por isso, é fundamental acompanhar o que há de novo no setor e entender como cada tendência pode fazer sentido para a sua gestão. Para saber mais sobre tecnologia na gestão pública acesse o nosso blog e receba mais conteúdos sobre inovação na gestão pública.

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Sobre o autor
Betha
A Betha Sistemas é especialista no desenvolvimento de soluções de tecnologia para a gestão pública. Conta com um portfólio de mais de 47 sistemas e seis aplicativos mobile, que tornam as atividades dos gestores e servidores públicos mais eficientes. Para oferecer ao mercado os melhores produtos, a Betha utiliza tecnologia cloud, machine learning, big data, internet das coisas, inteligência artificial e reconhecimento de voz e facial. Possui 36 anos de história, 600 colaboradores diretos, matriz em Criciúma/SC, sete filiais, 22 revendas parceiras, mais de 3 mil clientes, mais de 1,4 milhão de usuários e está presente em 22 estados brasileiros. Para saber mais, acesse a página oficial da empresa: https://www.betha.com.br/.

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