O papel do Contador como protagonista no dia a dia da administração pública

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Desde que entrou em vigor, há 18 anos, a Lei de Responsabilidade Fiscal despertou uma nova era para os órgãos públicos. Foi a partir dela que cresceu a necessidade de planejamento para que as ações relacionadas aos gastos públicos estejam de acordo com os anseios e necessidades da população. E neste cenário, a Contabilidade desempenha o papel de protagonista ao auxiliar no controle e monitoramento para que o município não gaste mais do que arrecada.

 

Equilíbrio Financeiro

Assim como nas empresas privadas, a gestão pública necessita de equilíbrio financeiro. Nos últimos anos o profissional Contador tem alcançado grande importância no Brasil por realizar uma espécie de consultoria garantindo a segurança fiscal, contábil e trabalhista de onde atua. Também é o profissional de Contabilidade que será o responsável manter o foco voltado para o patrimônio e não somente para o orçamento, cuidando de situações como depreciação e amortização dos ativos.

 

Profissão: Contador

A única maneira de possuir uma Contabilidade eficiente é tendo um profissional da área competente à frente do setor. Muitas vezes, a busca no mercado de trabalho por profissionais capacitados e capazes de realizar um trabalho excelente junto à administração pública é um verdadeiro desafio. A cada ano, o papel do Contador ganha espaço e destaque na tarefa de auxiliar o administrador público gerando e organizando informações necessárias para que ações possam ser planejadas e decisões possam ser tomadas. O Contador poderá também elaborar relatórios que serão fundamentais para a tomada de decisões e para conhecimento da sociedade.

 

Lei de Responsabilidade Fiscal

Uma das principais atribuições do Contador na administração pública é fazer valer a Lei de Responsabilidade Fiscal, que consiste em:

  • estabelecer normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, abrangendo ações planejadas e transparentes;
  • garantir a prevenção de riscos e correção de desvios que afetem o equilíbrio das contas públicas;
  • garantir o equilíbrio nas contas, pelo cumprimento de metas de resultado entre receitas e despesas.
Tags> ,
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha Sistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *