Tecnologia como aliada da gestão! Entenda os benefícios de uma prefeitura digital

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Em tempos de cidadão digital, a atualização dos processos de gestão se faz necessária, visto que muitas vezes eles já não atendem todas as demandas da população.

Atualmente, as pessoas buscam por soluções que facilitem suas vidas, principalmente em relação a serviços como saúde, educação e transporte, almejando até mesmo uma comunicação mais próxima com a administração do seu município. Para subsidiar essa interação e tornar as cidades cada vez mais inteligentes, o uso da tecnologia torna-se fundamental.

Também vista como investimento estratégico, a inovação que está invadindo os órgãos públicos e privados é fortemente associada a benefícios como a otimização de tempo, diminuição de custos e facilitador de processos, antes manuais, dentro de cada prefeitura.

O sistema de Tecnologia de Informação, por exemplo, juntamente com uma gestão profissional, auxilia na tomada de decisão, organização, otimização de tempo, entre outros aspectos, além de acompanhar melhor o desenvolvimento das sociedades, que fluem para um mundo cada vez mais digital.

Há uma tendência de que os gestores oriundos da área privada utilizem mais as inovações trazidas pela tecnologia. Mas a gestão pública vem, cada vez mais, implantando as novidades nas prefeituras, fazendo com que ambos busquem formas de otimizar seus serviços, investindo principalmente na área de TI, agilizando processos e tornando as informações mais precisas.

Podendo ser um suporte para realizar a mudança da gestão manual para a digital, o uso da TI visa modernizar e tornar a administração mais eficaz, almejando o bem estar social.

Começar a implantar as novidades em diferentes segmentos da prefeitura pode parecer arriscado e até mesmo sem relevância, mas nós, da Betha Sistemas, vamos mostrar o contrário.

Confira algumas dicas de como a tecnologia pode beneficiar a gestão e tornar seu município uma referência em modernização e qualidade de vida!

Uso da nuvem: A nuvem é responsável por unir todas as informações numa mesma base, tendo a oportunidade de cruzar dados e otimizar os trabalhos, oferecendo melhores condições para a tomada de decisão. Para usá-la, não são necessários servidores e infraestrutura, sendo uma forma mais econômica e segura para guardar dados.

Além disso, essa tecnologia desburocratiza o sistema público de forma simples e eficaz, oferecendo atendimentos, informações importantes e possíveis cadastros de forma online. Assim há maior controle por parte da gestão no que diz respeito aos dados do usuário, da mesma forma que facilita o acesso à informação para a população.

Transparência: Para haver melhorias na gestão do município, é necessário entender a importância de fazer uma gestão pública transparente.

Há formas de utilizar a tecnologia para ter uma relação mais transparente com a população, tanto nos setores públicos quanto nos privados. Trata-se de plataformas online como a Blockchain, que além de catalogar transações, têm registros em diversos computadores. Com isso, esses arquivos ficam disponíveis para diversas pessoas e dificilmente será perdido.

Planejamento estratégico: A utilização de softwares de planejamento na gestão pública pode ser de grande utilidade para gerenciar diversos segmentos, como monitoramento da equipe interna, redução de custos e otimização de mão de obra. Assim, há maior controle sobre questões importantes da administração, o que coopera para o maior planejamento e crescimento municipal.

Essas plataformas tecnológicas têm estrutura para atender instituições de qualquer porte, tendo como um de seus principais focos a potencialização dos resultados da gestão, trazendo mais características da cidade inteligente para o município.

Produtividade: Utilizando os meios facilitadores que a tecnologia proporciona, é possível aumentar a produtividade da equipe de gestão, cooperando para a tomada de decisões ainda mais assertivas.

Econômico e sustentável: gastos com papéis e impressões já estão sendo cortados em muitas prefeituras. Trata-se de um novo pensamento, mais ecológico e digital, onde a maioria dos documentos fica na nuvem, evitando o gasto desenfreado de papel e a degradação do meio ambiente. Além disso, torna o processo mais prático e rápido, evitando filas, extravios de documentos, entre outros problemas.

A tecnologia pode ter forte impacto nas prefeituras. Por isso, investir em plataformas e ferramentas digitais facilita o trabalho de servidores trazendo mais agilidade e resultando em uma gestão mais efetiva.

Otimizando tempo, garantindo a transparência e tornando os serviços mais eficientes, os resultados, além de satisfatórios, podem ser extremamente positivos para toda a administração e município!

Confira o depoimento do Prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, que utiliza a tecnologia da informação para melhorar sua gestão!

Tags> ,
Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sobre o autor
Betha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *